Forças de segurança enviam reforços para Cajazeiras e outras cidades do Sertão da Paraíba

As forças de segurança da Paraíba começam a enviar reforços para realizar a operação das Eleições 2022. Os primeiros municípios a receberem os policiais serão Patos, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Itaporanga e Princesa Isabel. Ao todo, serão mais de 5,8 mil policiais militares, civis e do Corpo de Bombeiros Militar participando da operação.

Os policiais e bombeiros têm a responsabilidade de fazer a guarda das urnas eletrônicas até o início da votação. Além disso, eles fazem o policiamento no entorno dos locais de votação, combatem as condutas vedadas no período e mantém o reforço na apuração e comemorações, para evitar confronto entre as militâncias.

Em casos de crime eleitoral, o preso será conduzido para a sede da Polícia Federal (PF). Já crimes não relacionados à eleição, o autor será levado para as Delegacias da Polícia Civil.

Além disso, toda a operação será acompanhada, em tempo real, através de Centros de Comando e Controle, que reúnem integrantes de todos os órgãos responsáveis pela segurança na eleição.

O 6º Batalhão de Polícia Militar, localizado em Cajazeiras, recebeu 63 homens para reforçar o policiamento e assegurar a tranquilidade durante o segundo turno do processo eleitoral.


Serão designados militares em todos os locais de votação, desde a chegada e instalação das urnas eletrônicas até o término da votação. O efetivo ordinário também será reforçado, empregando praticamente o dobro do utilizado normalmente durante o processo eleitoral, no segundo turno das eleições.

Durante o primeiro turno, que aconteceu no último dia 2 de outubro, foram registrados 32 crimes eleitorais, com maior incidência de propaganda irregular, através de pessoas distribuindo santinhos em local de votação, que resultaram em 38 presos. Além disso, sete veículos foram apreendidos ou removidos. Os números foram menores que os observados nas Eleições de 2020, quando foram registradas 54 ocorrências eleitorais, e em 2018, foram 85 ocorrências.

COM INFORMAÇÕES DE A UNIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share