O goleiro Lirinha do Nacional de Cajazeiras

JOSÉ ANTERO DE BRITO LIRA

* Campina Grande (PB), 19/08/1957

Ele nasceu na belíssima e acolhedora cidade de Campina Grande (PB), precisamente no dia 19 de agosto do ano de 1957, foi por seus pais registrado e batizado com o nome de José Antero de Brito Lira, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o goleiro Lirinha.

Tudo começou no time juvenil do Nacional Futebol Clube, de seu Zezé, equipe amadora da Rainha da Borborema, onde ele foi destaque e posteriormente foi vendido para o Treze Futebol Clube, no ano de 1977. Foi no plantel do famoso Galo que ele obteve uma boa fase e adquiriu bastante experiência.

Mesmo possuindo excelente impulsão, uma boa saída do gol, estatura e condicionamento físico, Lirinha não fez opção de ser jogador profissional como prioridade, pois sempre conciliou o esporte com o trabalho fora dos gramados.

Como era de costume nas saudosas décadas de 1970 e 1980, o nosso homenageado também deu a sua contribuição ao então futebol de salão nas cidades de Campina Grande e Cajazeiras, onde jogou por várias equipes chegando a ser campeão do antigo e disputado Campeonato dos Bancários da famosa Serra da Borborema.

Quando foi nos anos de 1981 e 1982, ele jogou essas duas temporadas com a camisa tricolor do saudoso Santa Cruz Recreativo Esporte Clube, já trabalhando como bancário e conciliando com o prazer de adentrar nas quatro linhas do gramado. Fez boas amizades na cidade canavieira e tem excelentes recordações dos jogos disputadíssimos no Estádio Teixeirão.

Em 1985, já exercendo a função de auditor fiscal e trabalhando na cidade onde o Padre Rolim ensinou o povo a ler e a escrever, ele jogou pelo então Nacional de Cajazeiras, o atual Atlético Cajazeirense de Desportos. Foi nessa temporada com a camisa azul e branca do Atlético que Lirinha resolveu encerrar a sua carreira em equipes profissionais e passar a integrar apenas os times master de campo e futebol de salão formados por ex-profissionais.

Mesmo hoje afastado das quatro linhas, Lirinha acompanha o nosso futebol e sempre lembra com saudade dos amigos e companheiros que vestiram a camisa alvinegra do Treze Futebol Clube como Lula, Hermes, Israel, Eliomar, Neinha, Mundinho, Wilson, Pedrinho Cangula e outros daquela época, em que não se ganhava dinheiro, mas a alegria e o companheirismo imperavam no ambiente. Também não esquece dos companheiros tricolores de Santa Rita como Ailton Brabo, Ailton Manso, Mimi, Dau e outros que o tempo não consegue apagar.

Dentre os vários treinadores que teve o prazer de trabalhar juntos, ele recorda com destaque as pessoas de Raimundinho e Nogueira, no Treze Futebol Clube, Ferreira no Santa Cruz Recreativo Esporte Clube e Mozar e Mauro Fernandes no Atlético Cajazeirense de Desportos.

COM INFORMAÇÕES DE FRANCISCO DI LORENZO SERPA PARA O JORNAL A UNIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share