Obras de reforma e modernização da barragem de Engenheiro Avidos seguem em ritmo acelerado

As obras de reforma e modernização das comportas da barragem de Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas, em Cajazeiras, Paraíba, seguem em andamento em ritmo acelerado. O Consórcio Hega/Novatec está trabalhando na recuperação e modernização das comportas, além da retirada de infiltrações na parede do açude.

As comportas maiores do vertedouro já foram recuperadas, com a eliminação de ferrugem e pintura. No momento, o consórcio está focado nas comportas de fundo, que ficam localizadas embaixo da torre e passam por debaixo da parede do açude. Para facilitar o trabalho dos operários, foi construída uma ensecadeira dentro do açude.

Este ano, após fortes chuvas, o açude atingiu um nível elevado de água, causando preocupações aos moradores ribeirinhos. No entanto, o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) administrou a situação de forma eficaz, evitando qualquer tipo de transtorno grave.

Conforme o edital de licitação, o consórcio está executando os seguintes serviços:

  • Instalação, assentamento, montagem ou recuperação de equipamentos hidromecânicos de tomada d’água e estrutura vertente da barragem, incluindo válvulas, comportas e tubos com diâmetro mínimo de 1.500 mm.
  • Execução de concreto estrutural FCK e armação em aço CA-50, com fornecimento, preparo e colocação. Quantidade: 49.000 m³.
  • Substituição da tubulação antiga das comportas de fundo, que já estava corroída, e colocação de novas comportas.

A barragem de Engenheiro Avidos, que antes se encontrava em uma situação preocupante com comportas enferrujadas e infiltrações na parede, passou a receber todos esses serviços de recuperação após ser incluída no projeto de transposição do Rio São Francisco – Eixo Norte.

A barragem, além de abastecer a cidade de Cajazeiras, também serve como suporte hídrico para o Açude São Gonçalo, em Sousa, e ainda abastece propriedades rurais, projetos de irrigação e auxilia no controle das cheias. As águas do açude seguem pelo Rio Piranhas até as barragens de Pereiros e Armando Ribeiro, no Rio Grande do Norte.

Investimento e assinatura da Ordem de Serviço

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Dnocs assinaram, no dia 11 de maio de 2021, a Ordem de Serviço para o início das obras de recuperação e modernização da Barragem Engenheiro Ávidos, na Paraíba. O projeto conta com um repasse de R$ 17,6 milhões da União.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share