Dia das Mães: confira dicas do Sebrae para atrair clientes com presentes especiais

Data é uma das que mais movimentam a economia do país durante o ano. Empreendedores podem apostar em presentes personalizados e estratégias de divulgação

No próximo dia 12 será celebrado o Dia das Mães. Em se tratando de economia, a data é uma das mais vantajosas para os pequenos negócios, sobretudo dos setores do comércio e serviços. Para auxiliar os empreendedores, o Sebrae destaca quatro dicas para vender mais nesses dias que antecedem o “domingo das Mães” com estratégias simples para conquistar os filhos na hora da compra dos presentes.

De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a expectativa é que 128 milhões de brasileiros presenteiem alguém nesse período, movimentando R$40,21 bilhões no comércio e serviços. As opções de presente são muitas, desde roupas, calçados, perfumaria, almoço especial. E como atrair o consumidor diante dessa diversidade? Duas dicas principais são investir em uma boa divulgação e em presentes personalizados.

“Como forma de inovação, uma das alternativas seria oferecer produtos personalizados que demonstrem cuidado e consideração, isso faz com que seja criada uma experiência memorável. O empreendedor pode lançar novos produtos ou serviços que atendam às necessidades específicas das mães, como produtos de bem-estar; ou criar um produto com edição limitada para o Dia das Mães”, sugere a analista técnica do Sebrae/PB, Ana Rêjane Germano.

Com relação às estratégias de divulgação, ela indica criar conteúdos atrativos nas redes sociais do negócio, fazendo uso de textos e materiais audiovisuais que explorem os sentimentos da maternidade, relação mãe e filho, valorizando a figura da pessoa que representa a mãe para o cliente e que ele fará questão de presentear na data. “Utilizar o poder das emoções na estratégia de marketing é um diferencial. Pode-se criar uma campanha que celebre o amor e a gratidão pelas mães”, indica.

Quem investe nas redes sociais para divulgar os seus produtos é a confeiteira Nara Formiga, da Dona Formiga. Além de produzir fotos com os principais doces que vão compor o cardápio especial do Dia das Mães, ela ainda mantém ativo o contato com os clientes que sempre procuram os produtos durante esse período. 

A empreendedora destaca a importância do planejamento para dar conta das demandas de encomendas na data especial. “Sempre no pós Páscoa já planejo o Dia das Mães, fazendo pesquisa de preço, das opções de presentes que as pessoas estão buscando, pesquisa dos insumos. Tem que ser algo pensado e elaborado. Fazemos fotos do cardápio para postar nas redes sociais e enviar aos clientes. É uma data especial e que exige muito planejamento por trás. Mas também é uma das épocas do ano que vendemos bastante”, explica a empreendedora, que atua há 12 anos. Ela revela ainda que conhecer bem o seu público é importante tanto para manter quanto para conseguir novos clientes. Para isso, oferta produtos mais acessíveis, como um bolo mais simples, até combos de doces mais elaborados.

Atenção ao cliente – Outras dicas que são atrativas para os clientes é a oferta de promoções, descontos progressivos ou brindes. Para Ana Rêjane, trabalhar estratégias para atrair e fidelizar os clientes passa ainda pelo bom atendimento. Com isso, promover a melhor experiência para o cliente é essencial. “Garantir ao cliente um atendimento excepcional, fornecendo suporte personalizado e respondendo dúvidas e preocupações. Ouvir o cliente e ajustar suas estratégias com base nas necessidades e preferências dele”, reforça.

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – SEBRAE PARAÍBA

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