Luiz Barreto: médico e imortal na AALP

LUIZ DE GONZAGA BRAGA BARRETO

* Cajazeiras (PB), 12/10/1942

O ilustre cajazeirense Luiz de Gonzaga Braga Barreto nasceu no dia 12 de outubro de 1942, sendo de tradicional família desta cidade, filho do casal agropecuarista Vicente de Souza Barreto e Maria de Lourdes Guimarães Braga Barreto.

Iniciou seus estudos no Colégio Marista de Fortaleza, formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), casou-se com Mariluce Cunha Barreto, tem três filhos: Luiz Antonio, Gustavo Henrique e Juliana, além de netos.

Na sua vida participativa como médico e escritor, ingressou, em 1983, na Sociedade Brasileira de Medicina como memorialista e contista, tendo ocupado diversos cargos, sendo presidente de 2004 a 2007. Foi coordenador geral do Memorial de Medicina de Pernambuco.

Em outubro de 2019, assumiu a Cadeira nº 8 da Academia de Artes e Letras de Pernambuco (AALP), que tem como patrono o escritor, sacerdote e orador sacro Monsenhor Jonas Taurino e teve como última ocupante a escritora Laura Areias.

Em 2021, as entidades médicas do estado de Pernambuco – Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco, a Associação Médica de Pernambuco e a Academia Pernambucana de Medicina – promoveram, no dia 18 de outubro, Dia do Médico, a entrega da Medalha do Mérito São Lucas ao médicos Luiz de Gonzaga Braga Barreto.

Esta condecoração é outorgada todos os anos a quatro médicos que têm atuação em Pernambuco. A cerimônia foi realizada, de forma virtual e presencial, no auditório da Associação Médica de Pernambuco.

Luiz Barreto tem entre suas obras literárias destacadas: História da Medicina em Cajazeiras (1985), Fragmentos de Uma História (2000), Perfil das Unidades no Jornal de 1946, Fragmentos de Memória, entre outras.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS