Cajazeiras-PB, 20/10/2017

Um pouco da história do Hospital Regional de Cajazeiras

HRC - fachada -antigo

Em 6 de junho de 1941, a cidade de Cajazeiras e região ganhavam uma importante casa de prestação de serviços de saúde: o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC). A iniciativa foi do bispo Dom João da Matta, que idealizou sua construção em 1937 e deu os primeiros passos para concretizá-la, indicando uma comissão formada pelo padre Fernando Gomes e pelo médico Celso Matos.

O terreno foi adquirido pela Prefeitura Municipal e a construção foi iniciada com a participação da própria população. Logo depois, foi feito um ato de doação ao Estado, que assumiu a responsabilidade pela conclusão da importante obra. Ao longo dos anos, a unidade de saúde passou por várias reformas, mudanças e ampliações em suas instalações físicas.

Inicialmente denominado de “Doralice Almeida”, o Hospital Regional de Cajazeiras mudou de nome depois de alguns anos da sua inauguração passando a se chamar Hospital Dr. José de Souza Maciel. O homenageado foi o primeiro cajazeirense a se formar em Medicina, em Salvador (BA).

A história do HRC se identifica com as atividades desenvolvidas na área de saúde por vários filhos de Cajazeiras formados em Medicina, entre eles: Deodato Cartaxo (seu primeiro diretor), João Izidro Pereira, Vital Rolim, Otacílio Jurema e Waldemar Pires Ferreira, que foram os primeiros profissionais a prestar atendimento aos cajazeirenses e sertanejos. O primeiro procedimento cirúrgico, inclusive, foi feito pelos médicos Otacílio Jurema e Vital Rolim.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

SOBRE Gazeta do Alto Piranhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *