Cajazeiras-PB, 11/12/2017
HOME » REGIONAL » Uiraúna presencia crescimento vertical de suas construções

Uiraúna presencia crescimento vertical de suas construções

construcoes-uirauna_cofemac16_800x531

A cidade de Uiraúna, fundada em 1953, já nasceu predestinada a ser grande. Desde os primeiros anos de independência mostrava ser influente na região onde estava fincada. Desse tempo para os dias de hoje esse crescimento só vem ficando cada vez mais vistoso. Dela já nasceram mais dois municípios: Joca Claudino e Poço Dantas.

Atualmente Uiraúna polariza mais de uma dezena de municípios em seu entorno. Para aqui convergem pessoas de várias cidades da região. Com diversas finalidades, entre elas, uma das mais importantes: o consumo de produtos do comércio. Aliás, o setor comercial é a “cereja do bolo” da economia dessa cidade.

O “boom” do crescimento no número de casas comerciais, que ocorre há pelo menos uma década, tem levado Uiraúna a se destacar e competir até com cidades do porte de Sousa, Cajazeiras e Pau dos Ferros.

Grupos empresariais de destaque estão investindo em grandes empreendimentos no comércio local. O forte potencial de consumo que circula por aqui tem feito os próprios empresários uiraunenses investirem em prédios vistosos e abertura de lojas com padrão de cidade grande.

Esse crescimento comercial tem trazido uma novidade que pode ser vista ao longo da paisagem urbana da cidade. É a verticalização das construções. De poucos prédios com dois andares a dez anos atrás, a cidade hoje passou a ter dezenas de edifícios com altura de 3 a 5 pavimentos. Algumas dessas construções são prédios enormes, abrigando um misto de lojas e apartamentos. Isso pode ser visto em toda cidade, até nos bairros mais afastados do Centro.

Por outro lado existem problemas que surgiram junto com esse crescimento. A falta de infraestrutura, a maioria das ruas não tem calçamento, nem esgoto. Outro fator muito preocupante é a desorganização do trânsito, sem sinalização. Com a maioria dos condutores de veículos desrespeitando as leis, fica muito difícil circular pela zona urbana.

Uiraúna é atualmente uma das cidades que mais crescem na região. Grande parte disso deve-se ao investimento dos empresários. Mais isso é compreensível: vale à pena investir por aqui, o retorno financeiro é garantido.

COFEMAC 

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *