Cajazeiras-PB, 20/10/2017

Tudo que você precisa saber para votar neste domingo

LOGO-ELEICAO

Chegou a hora do voto. Neste domingo, quase 3 milhões de eleitores na Paraíba escolhem os novos deputados estaduais, federais, senador, governador e presidente da República. São 2.835.882 pessoas aptos no estado. Não é preciso acordar cedo, mas cuidado para não perder a hora: a votação começou às 8h e vai até as 17h em todo o país.

 

Dia de eleição também é dia de refrescar a memória. Posso votar com a carteira de motorista? Como consulto minha seção eleitoral? É permitido votar com “cola”?

Qual o horário de votação?

O horário é das 8h às 17h. Se houver fila às 17h, serão fornecidas senhas que permitirão a votação.

 

Quais documentos levar para a seção eleitoral?

Quem souber sua zona eleitoral e seção não precisa apresentar o título eleitoral. Para votar, é necessário levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, carteira funcional reconhecida por lei, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte, certificado de reservista.

 

Quem é obrigado e quem não precisa votar?

Eleitores maiores de 18 e menores de 70 anos são obrigados a votar, conforme a Constituição Federal. Para jovens entre 16 e 18 anos incompletos, idosos com mais de 70 anos, analfabetos e eleitores que tiveram sua solicitação de dispensa acolhida em razão de deficiência ou mobilidade reduzida, o voto é facultativo.

 

Qual a ordem de votação?

A urna exibirá ao eleitor os cargos para votação na seguinte ordem: deputado estadual (5 dígitos), deputado federal (4 dígitos), senador (3 dígitos), governador (2 dígitos) e presidente da República (2 dígitos). No painel da urna, aparecerão o cargo disputado, o nome, a fotografia do candidato e a sigla do partido político. Os painéis referentes aos candidatos a senador, governador e presidente exibirão, também, as fotos e os nomes dos respectivos candidatos a suplentes e a vice.

CLICKPB

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *