Cajazeiras-PB, 21/10/2017

Situação de emergência é mantida em 170 cidades da Paraíba

seca6

Com a manutenção da seca que vem afetando o Nordeste, o governo da Paraíba voltou a prorrogar a situação de emergência em 170 cidades da região do semiárido do estado. O decreto foi publicado nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial do Estado e a prorrogação é válida por mais seis meses. O prazo decretado anteriormente se encerraria no próximo dia 3 de novembro.

No decreto, o governador Ricardo Coutinho afirma que a seca que vem atingindo a região é a maior dos últimos 80 anos. Segundo ele, o fenômeno climático tem gerado danos à saúde e à subsistência em diversos municípios e gerado prejuízos nos setores de agricultura e pecuária.

De acordo com o IBGE, a Paraíba teve a maior redução do rebanho bovino no país em 2012, uma perda de 407.201 animais. A pesquisa aponta que os problemas climáticos tiveram uma parcela significativa de influência nessa queda de produção.

Com a situação de emergência, o poder executivo fica autorizado a abrir crédito extraordinário para fazer face aos problemas existentes. Ela também permite que sejam dispensados de licitações os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, locação de máquinas e equipamentos e também de prestação de serviços e obras relacionadas com os problemas causados pela estiagem.

G1

SOBRE G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *