Cajazeiras-PB, 17/10/2017

Professores e alunos do IFPB de Cajazeiras criam “pulseira anti-esquecimento”

pulseira_695x505
FOTO ILUSTRATIVA

Projeto foi desenvolvido por professores e alunos do curso de Automação Industrial e será apresentado na 9ª edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi)

Professores e alunos do curso de Automação Industrial do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) do campus de Cajazeiras, no Sertão, criaram um dispositivo que “avisa” quando perdemos algum objeto que esteja relativamente próximo a nós. A “pulseira anti-esquecimento” está em fase de testes e há possibilidades de chegar ao mercado.

De acordo com o professor José Alves do Nascimento, um dos idealizadores do projeto, a pulseira possui dois dispositivos, sendo que um fica ligado a pessoa (no caso o bracelete) e o outro ao objeto a ser encontrado, por exemplo um celular. “A pulseira anuncia com um ruído sonoro ou vibração para avisar que o objeto está longe de nós dentro de uma certa distância. Por exemplo, se esquecemos o celular ou o notebook em uma mesa e nos afastarmos a uma distância de dois metros, a pulseira poderá vibrar ou emitir algum som de alerta, pois o dispositivo dela está conectado aos objetos e o aviso aparecerá no display”, explicou o pesquisador.

Com a pulseira ainda em fase de testes, os pesquisadores estão trabalhando na melhoria do parâmetro de distância entre a conexão da pulseira com o dispositivo anexado ao objeto. Segundo o professor, a proposta é que esta distância para que a pulseira emita o alerta seja configurável (podendo chegar até 10 metros).

“Nós começamos esse projeto há cerca de três meses e já está dando bons resultados. Com a distância configurável, os dispositivos poderão ser usados em uma criança, por exemplo para que ela não se perca dos pais em um ambiente aberto”, detalhou José Alves.

O projeto desenvolvido pelo IFPB de Cajazeiras será apresentado na 9ª edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que acontecerá de 3 a 6 de novembro, em São Luís (MA). Também neste mesmo evento serão realizados dois outros encontros paralelos. O Universo IF, que acontece pela primeira vez e busca aproximar o universo empreendedor da comunidade científica, e o Desafio de Ideias, em que os 50 selecionados receberão mentoria de um grupo que reúne os melhores especialistas em negócios inovadores do Brasil.

Na mesma área onde será realizado o Desafio de Idéias, no Planeta Startup, acontecerá a 2ª Mostra Tecnológica, composta por expositores de produtos, processos e protótipos e outras inovações já desenvolvidos pelos 38 Institutos Federais do país. A lista dos 66 projetos selecionados este ano está disponível em: http://media.wix.com/ugd/944f83_ea62b3af5e2f4c4ab3ae25b058e0b608.pdf

REVISTA EDIFICAR

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *