Cajazeiras-PB, 18/11/2017
HOME » ESPORTES » Professor do IFPB Cajazeiras disputará Mundial de Jiu-jitsu nos Emirados Árabes

Professor do IFPB Cajazeiras disputará Mundial de Jiu-jitsu nos Emirados Árabes

Sociólogo por formação e atleta por paixão, o professor de Sociologia do Campus Cajazeiras, Tiago Spinelli, está prestes a dar um passo importante para unir ainda mais as duas atividades que ama. No início de fevereiro ele conquistou uma vaga para disputar um Campeonato Internacional de Jiu-jitsu, que acontece no mês de abril, em Abu Dhabi. Como o esporte é disciplina obrigatória nas escolas dos Emirados Árabes, ele pretende trazer de lá mais conhecimentos para aperfeiçoar seu trabalho com Sociologia da Infância e do Esporte e pretende implantar no Campus projeto de extensão com aulas de jiu-jitsu para os alunos e crianças carentes da cidade.

“Eu vejo o esporte como a mais forte ferramenta de inclusão social, porque é a que mais exige entrega e esforço. Eu luto há mais de 20 anos e sempre busquei unir o esporte ao meu trabalho. Além da alegria como atleta, por ter vencido a seletiva para o campeonato, também veio a expectativa de, como professor, buscar um novo aprendizado, já que no país sede da competição, o Jiu-jitsu brasileiro está presente nas escolas e no exército, inserido como disciplina. Pretendo trazer o que de melhor eu encontrar por lá”, contou Spinelli.

O mundial em Abu Dhabi é realizado pela UAEJJF, uma Federação organizada pelo governo dos Emirados Árabes. Ele é organizado a partir de seletivas realizadas em diversos países, incluindo o Brasil, onde foram realizadas três etapas, uma em São Paulo, uma em Natal e uma em Gramado. Tiago competiu na categoria máster, até 75 kg e foi vencedor da seletiva de Natal.

Tiago participou como professor colaborador de um projeto social na vila de Ponta Negra, em Natal, que usava o Jiu-jitsu como ferramenta de inclusão para crianças carentes. A partir deste trabalho ele elaborou um projeto de pesquisa que acabou se transformando em publicação, a qual já foi apresentada em vários congressos, sendo o último deles Congresso Latino-Americano de Estudos Socioculturais dos Esportes, em Bogotá. O desafio agora é aprimorar os conhecimentos para implantar as aulas Jiu-jitsu através de um projeto de extensão dentro do Campus Cajazeiras.

LIDIANE MARIA - JORNALISTA DO IFPB CAJAZEIRAS

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *