Cajazeiras-PB, 19/11/2017
HOME » NOTÍCIAS » Produção de soja é destaque no município de Sousa

Produção de soja é destaque no município de Sousa

SOJA-SOUSA

A produção de soja em uma propriedade particular vem ganhando destaque nas várzeas da cidade de Sousa, no Sertão paraibano. No terreno de mais de 300 hectares a oleaginosa preenche o espaço que antes era voltado apenas para a plantação de milho e feijão.

De acordo com o engenheiro agrônomo Fábio Martins, apesar da cultura ainda ser pouco utilizada no Estado, os empresários têm no produto uma boa oportunidade de negócios. “Hoje o mercado da soja tem conseguido bons preços, e [após a colheita] sempre proporciona boas condições para alcançar uma boa produtividade no cultivo do milho, que vem em sucessão”, disse o engenheiro em entrevista à TV Paraíba.

No local, é utilizada a prática de rotação de cultura, para evitar o desgaste do solo. Confome a soja vai sendo colhida, o lugar fica pronto para receber outros grãos. “Para a gente fazer a rotação de cultura, não podemos plantar só o milho, temos que plantar uma outra cultura por causa das graminhas”, disse o gerente de campo Leodécio de Medeiros.

O grão foi plantado na propriedade há pouco mais de dois meses e agora em outubro está na fase de colheita. As máquinas fazem o trabalho de descascar o grão e, após a colheita, a soja fica armazenada em grandes silos. Em seguida, o produto, em forma de grão, passa por um processo de beneficiamento no Rio Grande do Norte e só então está pronto para ser comercializado em todo o país.

Utilizada principalmente no óleo de cozinha, a soja também é utilizada no biodiesel e na produção de ração animal. Com a valorização do produto, a saca de soja chegou a ser vendida por R$ 70, mas o preço agora tende a cair. “Apesar de estar havendo um certo declínio por uma produção maior que apareceu no mercado, ainda assim tem deixado uma boa margem para o produtor”, completou Fábio Martins.

G1PB

SOBRE G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *