Cajazeiras-PB, 11/12/2017
HOME » PARAÍBA » Pouca água acumulada nos principais reservatórios da região de Cajazeiras gera preocupações

Pouca água acumulada nos principais reservatórios da região de Cajazeiras gera preocupações

BOQUEIRAO-SET-2014

Já estamos caminhando para o final do mês de abril e não aconteceu a reposição de água nos principais reservatórios da região, responsáveis pelo abastecimento das 15 cidades do Alto Piranhas.

Essa situação já vem gerando preocupações na população, tendo em vista que, se não ocorrer boas chuvas até o final da quadra invernosa, que vai até o mês de maio, principalmente nos afluentes dos Rios Piranhas e do Peixe, a problemática na zona rural voltará, provavelmente até o mês de agosto, com a falta d’água, até para o consumo humano, inclusive, para pequenos proprietários às margens desses rios e que ficaram extremamente prejudicados em decorrência do fechamento das comportas dos açudes de Boqueirão de Piranhas e Lagoa do Arroz, por conta da pouca água acumulada nesses reservatórios.

O açude que abastecia a cidade de São João do Rio do Peixe, o Chupadouro e que secou completamente, não tomou água. O mesmo ocorrendo com o açude Gamelas responsável pelo abastecimento d’água de Triunfo. A população das duas cidades estão sendo abastecidas com água do rio, no caso de São João, poços profundos e carros pipa. Uma adutora foi iniciada na Capivara, para Triunfo, mas está com as obras paralisadas e outra em Lagoa do Arroz, para levar água para São João do Rio do Peixe. Os mananciais mesmo com pouca água, mas resolveria o problema até a chegada das águas da Transposição ou de um bom inverno na região.

A pouca água acumulada na barragem da Capivara, em Uiraúna, que abastece nove cidades, também tem preocupado a população. Segundo a CAPEPA, se não chover bem nos afluentes, o volume atual só será suficiente para abastecer a população dessas cidades, por um período de 3 meses e não descarta a possibilidade de um racionamento.

A capacidade da barragem de Capivara é de 37 milhões 349 mil 827 metros cúbicos de água, segundo dados da AES e está com 5 milhões 410 mil metros cúbicos de água, que corresponde a 14,4% de sua capacidade.

O açude de Engenheiro Ávidos que abastece Cajazeiras começou o mês com 26 milhões 575mil metros cúbicos de água, que representa 10,4% de sua capacidade, que é de 255 milhões.

Já Lagoa do Arroz a capacidade é de 88 milhões 220 mil 750 metros cúbicos de água, está com 8 milhões 126 mil 285 metros cúbicos de água, que representa 10,1% de sua capacidade.

A situação do açude de São Gonçalo também é preocupante e se não chover a população de Sousa deverá passar por racionamento nos próximos dias. Quando Boqueirão tem água suficiente ela é disponibilizada para o manancial ,entretanto, desde o ano passado, devido o baixo volume de Boqueirão, essa água não liberada.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS

SOBRE Gazeta do Alto Piranhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *