Cajazeiras-PB, 11/12/2017
HOME » REGIONAL » Pavimentação da BR 434 entre Uiraúna e Poço Dantas está em fase de conclusão

Pavimentação da BR 434 entre Uiraúna e Poço Dantas está em fase de conclusão

PB-4341

A estrada ligando Uiraúna (BR 405) até a cidade de Poço Dantas, uma distância de 18 quilômetros de extensão está sendo concluída pela construtora Progresso, mesmo diante da crise que o País atravessa e os cortes no orçamento federal.

A rodovia está tirando de uma vez por todas, do isolamento três cidades: Poço Dantas, Joca Claudino e Bernardino Batista. Antes, sem o asfalto as condições da estrada eram precárias,com lama no inverno e poeira no verão. Os usuários, principalmente estudante, enfrentavam buracos, poeira lama e as enchentes do Rio do Peixe, ficando muitas vezes isolados.

Moradores de Poço Dantas já não rodam mais seus veículos em terra. O trecho de cinco quilômetros até o distrito de Fazenda Nova já está todo asfaltado. A ponte sobre o Rio do Peixe está fase de acabamento. Outros trechos pequenos que faltavam também estão sendo finalizados, entre eles, no sítio Saco da Sinhazinha e Sítios Novos, que já foram asfaltados.

Comerciantes que investiram ao longo do percurso dessa rodovia estão eufóricos. Com a conclusão dela, o movimento de veículos vem aumentando ao longo dos últimos meses. À beira da estrada estão surgindo diversos empreendimentos, entre eles, posto de gasolina, pousada, churrascaria, lanchonete, bares e até um grande motel está em construção.

A população de Poço Dantas que antes levava  quase uma hora para viajar até Uiraúna, agora faz o percurso em poucos minutos no conforto do asfalto. Outro complemento da estrada está em construção, do contorno do Posto Carrapicho, até a cidade de Joca Claudino também está sendo feito. Já a pavimentação que dá acesso à cidade de Bernardino Batista está sendo feita pelo governo do Estado e deve ficar pronta até o final do ano, de forma que, além da BR 434, que foi federalizada pelo então deputado federal Wilson Santiago, as estradas de acesso a essas cidades também estão sendo pavimentadas.

A construção da ponte sobre o Rio do Peixe, no distrito de Fazenda Nova, em Joca Claudino, está praticamente concluída. A construtora está fazendo a ligação da estrada nos dois lados para que seja liberada a passagem de veículos. A ponte tem cerca de 50 metros de comprimento e acaba com o bloqueio da estrada no período do inverno, quando o rio enche, problema esse que afeta milhares de habitantes da região.

Paralisação – A grande obra de infraestrutura, cuja Ordem de Serviço foi assinada pelo Superintendente do DNIT no Estado, com a presença do ex-governador José Maranhão aconteceu no dia 31de março de 2010, foi paralisada em 2012 pela Justiça Federal, que acatou um pedido feito pelo Instituto IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional), que alegava a ausência no projeto de estudos relacionados a presença de sítios arqueológicos, inclusive vestígios de dinossauros. O estudo foi feito e a obra retomada. Essa paralisação atrasou as obras e causou prejuízos, tendo em vista que ferros e madeira da ponte na Fazenda Nova foram roubados.

A obra custou ao Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, 27 milhões 981 mil 200 reais e 14 centavos, tendo sido alocados no Orçamento Geral da União pelo então deputado federal Wilson Santiago.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS

SOBRE Gazeta do Alto Piranhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *