Os 30 anos da inauguração do açude Lagoa do Arroz


O açude Lagoa do Arroz está completando 30 anos. Situa-se no município de Cajazeiras, no vale do Riacho Cacaré, afluente pela margem direita do Rio do Peixe, na bacia do Alto Piranhas.

A barragem foi projetada pelo 2º Distrito de Engenharia Rural (2º DERUR) do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e construída pela construtora EIT – Empresa Industrial e Técnica S/A. Os serviços de implantação das obras foram iniciados em 1983 e concluídos em 1987. A capacidade do açude é de 80,2 milhões de metros cúbicos de água e a área da bacia hidrográfica é de 372 quilômetros quadrados.

[ads1]

 

Na sua história, o manancial só sangrou duas vezes desde a sua inauguração: em 2008 e 2009. O objetivo principal do reservatório, além da piscicultura e cultura de vazante, é a perenização do Riacho Cacaré para irrigação à jusante, onde existem cerca de 1.800 hectares de solos aluviais irrigáveis.

No dia 28 de outubro de 1987, ousavam, em três helicópteros, na comunidade da Serragem, o Presidente da República José Sarney, acompanhado do Ministro da Irrigação Vicente Fialho, do governador Tarcísio Burity e do prefeito de Cajazeiras Epitácio Leite Rolim, em grande festa de inauguração da barragem do Açude Lagoa do Arroz.

 

[ads2]

 

Atualmente , o açude Lagoa do Arroz está com 7,2 milhões de metros cúbicos de água, que representa apenas 8,99% de sua capacidade, segundo a Aesa.

A barragem abastecia inicialmente as cidades de Bom Jesus e Santa Helena e passou a também a abastecer São João do Rio do Peixe e a zona norte de Cajazeiras.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS E DO ALTO SERTÃO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *