Cajazeiras-PB, 11/12/2017
HOME » ALMANAQUE » O famoso Circo Nerino, em 1948

O famoso Circo Nerino, em 1948

17 PORTAL DA MEMORIA_800x596

Ah, bons e saudosos tempos! Quando o circo chegava à cidade, ela se transformava numa festa. Como na época ainda não havia a Televisão, cujas novelas passaram a “prender” o povo em casa, a plateia dos noturnos espetáculos circenses era enorme e composta de crianças e adultos de todas as idades e classes sociais. Até o Cine Éden via diminuir o número dos seus frequentadores.

O famoso e saudoso Circo Nerino, criado em 1884 pelo patriarca da família – Nerino Avanzi – esteve em Cajazeiras, durante uma grande temporada, entre 27 de outubro e 23 de novembro de 1948, já sob o comando dos seus descendentes: Roger Avanzi (palhaço Picolino), sua esposa Anita, as filhas Ronita e Roseli, além de grande elenco.

Ficou instalado no campo defronte do Grupo Escolar Monsenhor Milanez, onde, décadas depois, foi erguido o Xamegão. Acrobacias, música, mágicas, dramas, malabarismos, equilibrismos, motociclismo (O Globo da Morte), contorcionismo (O Homem Borracha), palhaços, tudo era orientado e dirigido pelo multifacetado artista Roger, no comando da família Avanzi.

Tempos depois, também esteve por aqui o Circo Garcia, fruto de “cruzamentos” familiares entre os fundadores do Circo Nerino. Mas, aí, já é outra estória…

(Foto rara e histórica, operada em 30 de outubro de 1948 – há 66 anos)

GAZETA DO ALTO PIRANHAS

SOBRE Gazeta do Alto Piranhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *