Cajazeiras-PB, 24/11/2017
HOME » ALMANAQUE » O eterno reitor Thompson Mariz

O eterno reitor Thompson Mariz

thompson-mariz

Thompson Fernandes Mariz, nascido em Antenor Navarro, hoje São João do Rio do Peixe, Paraíba, ingressou na UFPB em 1982, mediante concurso público de provas e títulos.

É Graduado e Mestre em Engenharia Química, pela UFPB, na Área de Processos Físicos de Separação, e Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), na Área de Desenvolvimento de Processos Químicos.

Foi professor de várias disciplinas de Engenharia Química e Engenharia de Materiais. Coordenou projetos de pesquisa aprovados pelo CNPq, sendo autor e co-autor de vários trabalhos publicados em Congressos e revistas.

Exerceu variados cargos administrativos na UFPB, tais como: Coordenador de Curso de Engenharia de Materiais, Chefe de Departamento de Engenharia de Materiais, Vice-Diretor e Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Pró-Reitor para Assuntos do Interior (1997/2001) e Vice-Reitor (2001/2002), além de ter sido representante titular dos docentes do CCT no Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão – CONSEPE.

Em maio de 2002 foi nomeado reitor pro tempore da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e por dois mandatos consecutivos permaneceu como reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), exercendo esse cargo entre os anos de 2002 a 2012.

Entre 1997 a 2013 foi membro titular do Conselho Deliberativo do SEBRAE-PB, do Conselho Estadual de Educação da Paraíba, do Conselho de Combate e Erradicação da Pobreza, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado da Paraíba, do Conselho Deliberativo da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc), do Conselho do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), do MCTI, do Conselho da Associação Técnico-Científica Ernesto Luiz de Oliveira Júnior – ATECEL, do Conselho do Instituto de Desenvolvimento Lynaldo Cavalcanti, do Conselho do Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo – CITTA e do Conselho do Centro de Desenvolvimento de Apoio Comunitário – CENDAC.

Recebeu os títulos de cidadão das cidades de Cajazeiras, Triunfo, Sousa, Pombal, Sumé, Cuité e Campina Grande. Adicionalmente, recebeu as comendas de Cidadão Benemérito das cidades de Cajazeiras, Pombal, Sumé e Cuité.

Foi homenageado pela Loja Maçônica Regeneração Campinense com a Comenda Tiradentes; pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba com a mais alta condecoração daquela Casa: A Medalha Presidente Epitácio Pessoa; pelo Governador do Estado da Paraíba, com a Medalha do Mérito Col PM Elísio Sobreira e com a Medalha do Mérito da Casa Militar Cel QOC Fernando Antônio Soares Chaves; e pelo CONFEA com a Medalha do Mérito do Sistema CONFEA/CREA.

Em 2014 foi Secretário de Planejamento e Gestão da Paraíba e membro do Conselho Deliberativo da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (EMPASA), do Conselho da Agência de Regulação da Paraíba (ARPB) e da Companhia DOCAS (Porto de Cabedelo).

Atualmente é Diretor de Operações da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – CINEP e membro do Conselho Deliberativo da Fundação Assistencial da Paraíba (Hospital da FAP).

INFORMAÇÕES DO PERFIL DO FACEBOOK

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *