Número de casos de dengue e zika em Cajazeiras está pouco acima do esperado

Os casos de dengue, zika e chikungunya na Paraíba estão 50% abaixo do estimado, mas para este segundo semestre, pode haver um crescimento em razão do período chuvoso, época favorável a reprodução do mosquito doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Atualmente estão computados na Paraíba 3.393 casos de dengue, 402 de chikungunya e 81 casos de zika.

A informação é do secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi. Por causa dessas doenças, muitas pessoas chegaram a ir aos postos de saúde e hospitais da cidade alegando estar com covid-19, mas, na verdade, estavam com zika ou chikungunya, que têm sintomas semelhantes.

Isso ocorre porque essas enfermidades também provocam febre, mal estar no corpo e dor de cabeça. O que deixa as pessoas assustadas achando que foram contaminadas pelo coronavírus. “Mas independente disso, as pessoas que sentirem esses incômodos devem imediatamente procurar o serviço de saúde mais próximo”, orientou o secretário executivo”.

Daniel Beltrammi disse que toda a população deve ficar em alerta porque a estação de chuva é preparatória para o crescimento de casos dessas doenças. Ele prevê que a população paraibana poderá ter um segundo semestre com um aumento relativo de casos. Para que isso não aconteça, é preciso que as pessoas tomem medidas de prevenção. Ele enfatizou que todas essas enfermidades estão abaixo dos casos esperados.

“A gente reconhece que há cada três anos têm um pico dessas doenças, mas também tem uma descida, e nesse período, estamos exatamente no decréscimo dos casos, no que diz respeito ao primeiro semestre”. Beltrammi afirmou que, atualmente, as regiões mais críticas do Estado são o Curimataú e o Alto Sertão, mais precisamente nas cidades de Sousa e Cajazeiras. São regiões que estão com o número de casos pouco acima do esperado. Mas nas demais regiões do Estado, os números dessas doenças estão se mantendo na média histórica do estado nos últimos três anos.

COM INFORMAÇÕES DE A UNIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share