Cajazeiras-PB, 11/12/2017
HOME » REGIONAL » Município de São José de Piranhas não declarara gastos com educação

Município de São José de Piranhas não declarara gastos com educação

escola-jatoba2_800x600

Quinze municípios da Paraíba ainda não declararam ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) os gastos relacionados à educação no ano de 2013. O dado é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

As cidades paraibanas que apresentam pendências são Alhandra, Araçagi, Catingueira, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itabaiana, Mamanguape, Pitimbu, Prata, Riachão do Bacamarte, São José de Piranhas, São José do Sabugi, São Miguel de Taipu, São Sebastião do Umbuzeiro e Umbuzeiro.

Segundo o secretário executivo da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Anderson Urtiga, a orientação dada pelo órgão é de que todos os gestores transmitam o mais breve possível as informações necessárias.

“Toda a parte institucional que tem a ver com as obrigações dos municípios nós acompanhamos junto da CNN (Confederação Nacional de Municípios) e dos ministérios. Publicamos avisos em nosso site e, quando as ações são periódicas, vemos as datas limites e mantemos contato com as prefeituras por e-mail”, explicou. “O problema é que muitas dessas cidades não têm um pessoal especializado para trabalhar em todas as áreas”, acrescentou.

Enquanto não enviarem os relatórios solicitados ao Siope, os municípios estarão incluídos na condição de inadimplente no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc), ficando impossibilitados de firmarem convênios e termos de cooperação com órgãos do Governo Federal. As cidades são retiradas do registro assim que regularizarem a situação junto ao MEC.

JORNAL DA PARAÍBA

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *