Cajazeiras-PB, 12/12/2017
HOME » CAJAZEIRAS » Mudanças no Fies e Prouni repercutem em instituições de ensino superior de Cajazeiras

Mudanças no Fies e Prouni repercutem em instituições de ensino superior de Cajazeiras

fafic

As recentes mudanças anunciadas pelo Ministério da Educação nos programas de financiamento estudantil repercutiram nas instituições de ensino superior de Cajazeiras. O MEC definiu novos critérios para o Fies e Prouni, tornando o acesso mais rigoroso a esses programas, e gerando pânico entre os estudantes.

Na Faculdade Santa Maria, por exemplo, a professora Ana Goldfarb, uma das diretoras da instituição, revelou que as novas medidas foram recebidas com preocupação pelos alunos contemplados. “Constatamos um quadro de certo pânico entre os estudantes, mas acredito que tudo será normalizado em pouco tempo”, disse Ana, apostando na continuação dos programas governamentais.

A diretora revelou também que o corpo discente da Faculdade Santa Maria conta com cerca de dois mil alunos inscritos do Fies, além de 10% das vagas no Prouni. Ela acha que a preocupação dos alunos é normal, porque muitos temem não se enquadrar nos novos critérios.

Já na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC), mantida pela Fundação de Ensino Superior da Diocese, há poucos estudantes inscritos nos dois programas. O diretor Padre Agripino Ferreira de Assis disse que as mudanças pouco afetam a instituição. Segundo ele, o número de beneficiados pelo Fies na Fafic não chega aos 20%.

Segundo portaria do MEC publicada no Diário Oficial da União, entre as mudanças, não será mais permitida utilização simultânea dos dois programas para que o estudante faça cursos em instituições diferentes. Também para solicitar o Fies, o estudante deve ter média mínima de 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS

SOBRE Gazeta do Alto Piranhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *