Mototaxistas completam 20 anos de atividade em Cajazeiras


Mototaxistas-de-Cajazeiras-93_700x467

Na última segunda-feira, dia 4, os mototaxistas de Cajazeiras celebraram 20 anos de fundação do primeiro posto de mototáxi na cidade, acontecimento que marca a estreia desse serviço de transporte de forma organizada na terra do padre Rolim.

Para comemorar essa data, uma missa especial em homenagem à categoria foi celebrada na igreja São João Bosco, com a presença dos mototaxistas e seus familiares, além de autoridades públicas e políticas, a exemplo da prefeita Denise Albuquerque representando o Município, do articulador político Rivelino Martins representando o Estado e dos vereadores Jucinério Félix, Neto da Vila Nova e Antônio Galego representando o Poder Legislativo.

Após a missa, em frente à igreja houve a entrega de homenagens aos quatro primeiros mototaxistas de Cajazeiras, considerados os fundadores da categoria: Adriano Formiga (Buda), Xavier Formiga, Geraldo Eduardo (Sgt. Eduardo) e Pedro de Lira (Pedrinho). Também foram distribuídos dezenas de brindes para os mototaxistas.

O presidente da Associação dos Mototaxistas e Motoqueiros de Cajazeiras (AMTMCZ), Augustinho Diniz, ressalta a importância de comemorar essa data com uma celebração ecumênica e resgatar a história da categoria.

– Nós achamos melhor comemorar de um jeito diferente, que é com a bênção do nosso senhor Jesus Cristo. E queríamos mostrar à população de onde surgiu o serviço, resgatar as origens. O serviço de mototáxi hoje beneficia tanto a gente, que tira nosso sustento dessa profissão, e facilita também ao usuário. É bom para todo poder aquisitivo. Toda a população tem acesso a um meio de transporte prático e barato – disse.

Origem e números

“O Laranjinha” foi o primeiro posto de mototáxi de Cajazeiras, fundado no dia 4 de abril de 1996 pelos já citados Buda, Xavier, Sgt. Eduardo e Pedrinho. A iniciativa foi influenciada por motoqueiros do estado do Ceará, onde já havia grupos fundando postos de mototáxi.

Para espalhar a novidade na cidade, os quatro motoqueiros de Cajazeiras fizeram uma espécie de desfile pelas ruas, acompanhados de um carro de som e vestindo coletes laranja. Daí em diante a categoria só cresceu. Hoje Cajazeiras possui 55 postos de mototáxi cadastrados e cerca de 580 mototaxistas regularizados na profissão.

DIÁRIO DO SERTÃO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *