Cajazeiras-PB, 21/11/2017
HOME » ALMANAQUE » Moreira Lustosa e a Cabeça Chata

Moreira Lustosa e a Cabeça Chata

Nas eleições municipais de 2000, enfrentavam-se os grupos políticos liderados pelo então prefeito Epitácio Leite Rolim – que apoiou e elegeu o médico Carlos Antônio – e o do ex-prefeito Vituriano de Abreu. Uma campanha movimentadíssima, com grandes ações políticas e estratégicas de um lado e do outro.

Correndo por fora, o então incipiente Partido dos Trabalhadores lançou a candidatura do advogado José Moreira Lustosa, que cumpriu o seu papel e dedicou-se corpo e alma à quixotesca campanha.

Naquele tempo, ainda eram permitidos os chamados showmícios, com a apresentação de artistas renomados, uma vez que tem tivesse mais “milho na mochila” e levasse uma atração da moda, certamente angariaria uma boa parcela dos eleitores indecisos.

O grupo da situação tratou de contratar a Banda Calypso, que já despontava no cenário nacional, e fez a festa na zona norte. A oposição também não ficou atrás e realizou a sua festança na zona sul. E como em Cajazeiras não se fazem grandes comícios nas zonas leste ou oeste, sobrou o desértico centro da cidade para Moreira Lustosa finalizar sua campanha com uma atração musical.

Ora, o Partido dos Trabalhadores naquele tempo não era sinônimo de grana preta, páginas policiais ou escândalos bilionários. O PT era de um liseu sem fim, confiando apenas no gogó dos companheiros para fazer a campanha. Assim, o intrépido Moreira Lustosa foi à luta e marcou o seu comício de encerramento para a Praça das Oiticicas, no centro da cidade, tendo como atração musical a banda de rock Cabeça Chata, que fazia um certo sucesso no circuito alternativo Cajazeiras/Bom Jesus/Ipaumirim.

Desnecessário dizer do retumbante fiasco que coroou a candidatura de Moreira Lustosa: uma meia dúzia de três ou quatro gatos pingados, afora os militantes petistas e familiares, além de alguns curiosos…

Um destes curiosos foi o comerciante Dércio Pereira, proprietário de famoso boteco na Avenida Presidente João Pessoa e amigo de Moreira desde o tempo em que o mesmo era conhecido singelamente por Dedé e era cliente assíduo do ambiente.

Passado o pleito, com Moreira Lustosa obtendo pouco mais de 800 votos, Dércio não perdeu a oportunidade de tripudiar com o antigo cliente, ainda todo lapeado pela derrota: “Também, Dedé, como era que tu queria se eleger levando uma banda chamada Cabeça Chata pro comício???” Ô Carrazêra boa!

moreira-lustosa

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *