Cajazeiras-PB, 20/10/2017

Jornalista Gilson Souto Maior lança livro “Rádio – História e Radiojornalismo”

gilson-livro

O jornalista Gilson Souto Maior lançou um livro denominado de “História e Radiojornalismo”. Gilson é pós-graduado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo – pela Universidade Regional do Nordeste, hoje, UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) e professor especialista em Comunicação Social, concursado, e leciona as disciplinas Radiojornalismo e Estágio Supervisionado de Rádio.

Gilson Souto Maior já ministrou ao longo de sua atuação, como professor da UEPB, as disciplinas Telejornalismo, História do Jornalismo no Brasil, Tópicos de Comunicação, Assessoria de Imprensa e Técnica de Entrevista e Reportagem.

O autor do livro iniciou sua vida como profissional na imprensa paraibana no ano de 1965, na Rádio Caturité, de Campina Grande; passou pelos Diários Associados, TV Borborema e Cariri, tenso sido o primeiro apresentador do telejornal da TV O NORTE, Rádio Correio e Jornal Correio, ocupando diversas funções, inclusive de direção, além de ter presidido a Rádio Tabajara da Paraíba – emissora oficial do governo do Estado, no governo Burity II.

Gilson disse que o trabalho é fruto de uma experiência adquirida ao longo de muitos anos, não apenas no rádio, mas, também, na televisão e jornal, desde o ano de 1965. Foram anos de muito aprendizado ao lado de experientes profissionais. Era um período muito conturbado da vida nacional, poucos meses após a chamada Revolução de 1964, quando ocorreu o Golpe de Estado.

A jornalista-radialista e professora Drª da UEPB, Goretti Maria de Freitas escreveu na contra-capa do livro que as pesquisas sobre o rádio no contexto da sociedade brasileira ainda são incipientes e fragmentados, principalmente quando se trata da construção de memória dos que fizeram desse veículo um dos maiores meios de comunicação na contemporaneidade.

O professor Gilson Souto Maior recupera no seu livro aspectos históricos da radiofonia paraibana e contribui para a construção de memória dos que fizeram do rádio, um meio para a difusão da cultura e da informação.

Experiente e conhecedor da radiodifusão paraibana apresenta com autoridade um guia prático sobre técnicas da produção jornalística, úteis aqueles que desenvolvem suas habilidades na área; socializa seu conhecimento profissional de forma precisa e categórica, com uma obra de grande relevância tanto para os que estão ingressando no rádio, como para os profissionaisdo meio.

O livro “História e Radiojornalismo” será lançado em Cajazeiras, no próximo dia 30, às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal Castro Pinto. A apresentação do livro será feita pelo professor José Antonio de Albuquerque.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS

SOBRE Gazeta do Alto Piranhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *