João Pessoa vai sediar exposição internacional de futebol


WSF_logo-large
Em maio de 2014, João Pessoa, uma das cidades sub-sede da Copa do Mundo de 2014, se transformará no maior centro de conhecimento, cultura e entretenimento sobre futebol de todo o mundo ao abrigar a maior e mais representativa exposição itinerante sobre o tema já realizada em todos os tempos.

WE SPEAK FOOTBALL (do inglês, Nós Falamos Futebol) está sendo construída por duas instituições que são autoridades mundiais em museus do esporte e, como não poderia deixar de ser, também em futebol: o Qatar Olympic & Sports Museum, de Doha (Catar) e oNational Football Museum, de Manchester (Inglaterra).

Para a alegria dos paraibanos, os organizadores identificaram em João Pessoa (PB) o local perfeito para sediar a exposição. A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes,marca um golaço ao ceder um dos prédios dentro do complexo inaugurado em 2008, e projetado por Oscar Niemeyer, para a exposição que percorrerá inúmeros países durante nove anos, até chegar em Doha (Catar) à época da celebração da Copa do Mundo de Futebol, em 2022.

WE SPEAK FOOTBALL prevê uma incomparável experiência interativa e será rica em recursos audiovisuais. Em mais de 1,5 mil metros de quadrados de exposição serão exibidas relíquias dosmais de 150 anos do futebol mundial. Será possível conhecer e explorar a história que mostra como o futebol se espalhou pelo mundo; vivenciar os melhores gols eas mais bonitas jogadas;sentir a pressão que ébater um pênalti; a vivência de estardentro de diferentes estádios e, como não poderia faltar,toda a emoção dos títulos conquistados pelo Brasil nas finais de Copa do Mundo.

“Estamos muito orgulhosos de trazer para o Brasil uma experiência tão grandiosa”, afirmou o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, ao assinar o termo de anuência da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. “João Pessoa tem umalocalização privilegiada entre o Rio Grande do Norte, Pernambuco,Bahia e Ceará, estados com cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo”, explica. “É mais do que um compromisso firmado entre a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes,o Qatar Olympic & Sports Museum e oNational Football Museum, da Inglaterra. É sobretudo um compromisso com o turismo,com a cultura, o cidadão, a imagem da cidade, os estudantes, famílias e visitantes de João Pessoa que poderão conhecer e inaugurar a maior exposição de futebol já vista em todo o mundo”, comemorou o Prefeito.

Ao visitar a exposição WE SPEAK FOOTBALL, o público será levado às origens do futebol, reviverá a história da Copa do Mundo, conheceráas principais estrelas do esporte e viverá as emoções e a diversidade que fazem deste esporte uma língua que todos nós falamos. Além disso, o futebol brasileiro será destaque em uma seção especialmente voltada ao futebol pentacampeão.

Por fim, os visitantes terão a oportunidade de testar as suas habilidades no esporte, chutar um pênalti ou até mesmo liderar a sua equipe favorita à vitória nos mais recentes videogames sobre futebol. A exposição vai além dos muros da Estação Cabo Branco e busca deixar um legado para a comunidade local. Assim, serão oferecidas uma série de atividades, incluindo palestras sobre os aspectos socioculturais do esporte, bem como eventos envolvendo a comunidade local, programas educativos e oportunidades de aperfeiçoamento profissional.

“O futebol é o esporte mais popular do mundo, é parte das nossas vidas e reflete a diversidade cultural de cada país.Nós estamos orgulhosos pela oportunidade de iniciar essa exposição pelo Brasil”, comenta o pesquisador e diretor do Qatar Olympic & Sport Museum, Dr. Christian Wacker. “Promover este eventograndioso junto com o National Football Museum,da Inglaterra, einaugurá-lo no Brasil, em um local tão especial como a Estação Cabo Branco, nos traz muita alegria”,celebra. O conceito da exposição foi desenvolvido pelas duas instituições e reflete o futebol como um fenômeno globalno qual a pluralidadeda comunidademundialestá inserida.“O futebol une milhões de pessoas em todo o mundo,não importandoa idade, nacionalidade e cultura. É mais que um simples esporte, é uma parte importante da cultura global, capaz de unir o mundo todo”, afirma Kevin Moore, diretor do National Football Museum. “Mesmo pessoas que não falam a mesma línguacompartilham a linguagem do futebol”, reforça. “Estamos muito contentes em trabalhar com o Qatar Olympic & Sports Museum ea Estação Cabo Branco, nesta fantástica exposição internacional”.

SECOM-JP

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *