Cajazeiras-PB, 19/11/2017
HOME » POLÍTICA » Jeová participa em Porto Alegre de encontro sobre produção de painéis solares

Jeová participa em Porto Alegre de encontro sobre produção de painéis solares

A Paraíba tem sol intenso o ano inteiro e a maior quantidade de horas de sol por ano do mundo, só ficando atrás em termos de radiação solar para uma região do Sudão, na África, mas, atualmente, todo esse potencial de energia solar é pouco ou nada utilizado na geração de energia. Contudo, essa realidade de desperdício pode mudar em breve. Um passo importante nesse sentido começa a ser dado com a ida do presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB, deputado Jeová Campos para Porto Alegre. Na capital gaucha, o parlamentar vai conhecer uma tecnologia científica 100% nacional de fabricação de células fotovoltaicas e ver a possibilidade de viabilizar a instalação de uma unidade fabril na Paraíba. O deputado viajou a convite do Comitê de Energia Renovável do Semiárido da Paraíba (Cersa)

“Essa missão é o esboço de um projeto de aproveitamento da energia solar que pode culminar com a largada da Paraíba rumo ao aproveitamento das energias consideradas limpas e renováveis”, destaca Jeová que, na viagem, estará acompanhado do professor Walmeran Trindade. Lá em Porto Alegre, eles vão se reunir com professores da Pontífice Universidade Católica (PUC) para ver a possibilidade de trazer para a Paraíba uma fábrica de placas de energia solar com essa tecnologia nacional.

 

De acordo com o parlamentar, o Nordeste e, especialmente, o sertão paraibano tem índices altíssimos de radiação solar e, atualmente, quase nada disso é aproveitado. “Temos sol em abundância, todos os dias da semana, o dia todo e desperdiçamos esse enorme potencial. Precisamos despertar para esse filão que tem um viés econômico, ambiental, social e energético e que nos é dado de graça, pela natureza”, afirma Jeová.

“Eu penso que é preciso pensar longe, apesar de todas as dificuldades que o país atravessa, inclusive do contingenciamento de recursos para ciência e tecnologia, ir para o Rio Grande do Sul conhecer esse produto que tem a inteligência dos físicos brasileiros me dá um imenso prazer, principalmente porque vislumbro que isso pode colocar a Paraíba em um cenário de desenvolvimento, progresso, geração de riqueza e energia”, destacou Jeová, agradecendo ao presidente da ALPB, deputado Gervásio Maia Filho por incorporar a Assembleia nessa missão.

SOBRE News Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *