Cajazeiras-PB, 11/12/2017
HOME » NOTÍCIAS » IFPB Cajazeiras vai realizar ações no Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

IFPB Cajazeiras vai realizar ações no Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

aids33_800x532

Nesta segunda-feira, 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, criado para informar a população sobre a necessidade de prevenção. Para informar e orientar os estudantes a cerca dos mitos e verdades em torno da doença, tendo em vista que o preconceito e a discriminação são as maiores barreiras no seu combate, e os estigmas são provocados principalmente pela falta de conhecimento, o Gabinete Médico e o Setor Pedagógico do Campus Cajazeiras montarão um stand no pátio com cartazes, divulgação de informações e distribuição de preservativos.

A AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, e se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas.  Segundo dados da ONU (2012), diariamente, 2,5 mil jovens entre 15 e 24 anos estão se tornando HIV positivos, correspondendo a 41% das novas infecções. No Brasil, o último boletim epidemiológico também tem apontado para essa tendência, ou seja, a AIDS tem aumentado entre a população jovem e adolescente. Essa nova geração não acompanhou o início da epidemia da década de 1980, onde a AIDS ainda era sinônimo de morte.

“Hoje a qualidade de vida das pessoas soropositivas melhorou consideravelmente, devido à terapia antirretroviral, o que pode nos ajudar a entender algumas crenças distorcidas que esses jovens têm em relação à doença e também a não preocupação com a prevenção. Desse modo, é importante que a escola comece a construir  espaços de reflexão entre adolescentes e jovens, enquanto  uma ferramenta essencial para a superação das relações  de vulnerabilidade às DST, à infecção pelo HIV e à  Aids. É preciso conscientizar os estudantes  para que eles se tornem agentes difusores de informações e  reflexão entre seus pares. Vale toda forma de amor e sentir prazer, só não vale sem camisinha”!  Disse a Psicóloga do IFPB, Iria Wiese.

*Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/ Campus Cajazeiras

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *