Cajazeiras-PB, 17/10/2017

Ibope e Datafolha mostram Aécio à frente de Dilma no segundo turno

eleicoes-aecio-dilma-01-size-598

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (9) mostra um empate técnico entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na disputa pela Presidência. O senador tucano aparece numericamente à frente, com 51% dos votos válidos, contra 49% da presidente. O empate acontece por causa da margem de erro do levantamento, que é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O resultado mostra um crescimento da candidatura tucana. No 1º turno, domingo passado (5), Dilma obteve 41% dos votos válidos; e Aécio, 33%. A contagem dos válidos exclui os votos em branco, os nulos e os indecisos.

Levando em consideração os votos totais, a pesquisa Ibope divulgada hoje traz Aécio com 46% das intenções, contra 44% de Dilma, com 6% de dispostos a votar em branco ou anular e 4% de indecisos.

No sábado passado (4), quando o Ibope havia simulado pela última vez o cenário com Dilma e Aécio no segundo turno, a petista aparecia em primeiro lugar, com 45% das intenções de voto, enquanto Aécio tinha 37%, com 11% de votos brancos e nulos e 7% de indecisos.

O Ibope também mediu a avaliação do governo Dilma. A proporção dos que consideram a gestão ótima ou boa é de 39%, com 33% de avaliação regular e 27% de ruim ou péssimo, sendo que 2% não souberam responder.

O instituto entrevistou 3.010 pessoas entre ontem e hoje. Encomendada pela “TV Globo” e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, a pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01071/2014.

O Datafolha também divulgou uma nova pesquisa hoje e mostrou uma situação praticamente igual. No levantamento, o tucano conta com 51% das intenções de voto; e Dilma, com 49%, o que também indica empate técnico por causa da margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Levando em consideração os votos totais, a pesquisa Datafolha aponta Aécio com 46% das intenções e Dilma com 44%. São 4% de dispostos a votar em branco ou anular e 6% de indecisos.

No sábado passado (4), quando o Datafolha havia simulado pela última vez este cenário de segundo turno, a presidente aparecia com 48%, e Aécio tinha 42%, com 7% de votos brancos e nulos e 3% de indecisos.

O Datafolha também mediu a avaliação do governo Dilma. A proporção dos que consideram a gestão ótima ou boa é de 39%, com 38% de avaliação regular e 22% de ruim ou péssimo, sendo que 4% não souberam responder.

O instituto ouviu 2.879 eleitores entre ontem e hoje. Encomendada pela “Folha de S.Paulo” e pela “TV Globo”, a pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01068/2014.

 

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *