Cajazeiras-PB, 18/11/2017
HOME » OBA-OBA » Grupo Ser Tão Teatro apresenta ‘Alegria de Náufragos’ em Cajazeiras

Grupo Ser Tão Teatro apresenta ‘Alegria de Náufragos’ em Cajazeiras

O Grupo paraibano Ser Tão Teatro realiza, entre setembro e dezembro, a circulação “Alegria de Náufragos: Rotas pelo Nordeste”, patrocinada pelo BNB de Cultura 2017, em quatros Estados da região nordestina. Em novembro, a turnê chega ao interior da Paraíba com apresentações do espetáculo “Alegria de Náufragos”: dia 14, às 20h, no Centro Cultural Zé do Norte, em Cajazeiras; e dia 16, às 19h30, no Centro Cultural BNB, em Sousa. O projeto inclui ainda a realização da oficina Improvisar é preciso – Construindo a cena com o Ser Tão e de um intercâmbio artístico com grupo local. Todas as apresentações e atividades do projeto são gratuitas.

A primeira parada da turnê foi no Estado do Rio Grande do Norte, nas cidades de Natal e Mossoró. Depois foi a etapa Ceará, em Fortaleza e no Juazeiro, no início deste mês. O Ser Tão Teatro finaliza o projeto em Pernambuco, nas cidades do Recife e Goiana. Com dramaturgia de Giordano Castro, César Ferrário e Ser Tão Teatro, o espetáculo traz em cena os intérpretes Thardelly Lima, Rafael Guedes e Cely Farias. A direção musical é de Marco França, a iluminação e produção é de José Hilton Souza, e operação de som de Polly Barros.

“Alegria de Náufragos” possui texto livremente inspirado no conto Uma história enfadonha – das memórias de um homem idoso, do escritor russo Anton Tchekhov, e estreou em março de 2016, em João Pessoa, com montagem financiada pelo Fundo Municipal de Cultura – FMC. O espetáculo já se apresentou em diversos Festivais – Na capital paraibana: Aldeia Sesc 2016, Mostra Ser Tão Paralelo, e Interatos – Funesc; Pernambuco: em Recife, Pague o Quanto Puder, e em Camaragibe, Cultural Risadinha ; Ceará:  Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga 2017; e na Argentina: 12 ° Festival Escenico de Bahía Blanca.

Sinopse: Alegria de Náufragos traz em seu centro o emérito professor Nicolai Stepianovitch de Tal, que se depara ao final da sua existência, com uma inevitável análise de si mesmo. Apesar de seu currículo impecável, de ter constituído família e de ser um “homem feliz”, ele gradativamente é submetido a um doloroso processo de falência interior e começa a adquirir clareza sobre o lado patético da sociedade e de suas instituições.

A montagem é fruto de um livre diálogo do coletivo com a obra de Anton Tchekhov, “Uma História Enfadonha”, na tentativa de estabelecer pontes entre esse discurso literário de mais de um século e meio com contundentes questões da nossa própria época. Aos préstimos desses olhos enfadonhos e desesperançosos de Nicolai, os atores incidem sem concessões sobre o presente e a geografia, não livrando nem a si mesmos deste crivo, com doses generosas de acidez e humor.

Currículo do Ser Tão Teatro

O Ser Tão Teatro é um grupo de pesquisa que surgiu, em 2007, na cidade de João Pessoa, a partir da reunião de alunos e profissionais das artes cênicas do Departamento de Teatro da Universidade Federal da Paraíba. O grupo vem se destacando no cenário artístico há dez anos com uma pesquisa especialmente voltada para o trabalho do ator, musicalidade e treinamento físico/energético.

Ao longo de sua trajetória, foram montados os espetáculos: “Vereda da Salvação” (2007), “Farsa da Boa Preguiça” (com o grupo de teatro potiguar Clowns de Shakespeare – 2010), “Coronel de Macambira – experimento” (2010), “Flor de Macambira” (2011), “Farsa da Boa Preguiça” (remontagem com elenco exclusivo do grupo – 2012) e “Alegria de Náufragos” (2016). Desde 2008, o grupo já realizou seis edições da Mostra de Teatro de Grupo, em João Pessoa, evento que tem sido um espaço de intercâmbio artístico entre grupos brasileiros.

Projetos em destaque: Programa Eletrobrás de Cultura 2010 com uma circulação que contemplou as dez principais cidades banhadas pelo Rio São Francisco; Programa BR Distribuidora de Cultura 2013 com uma circulação pelos sete Estados da Região Norte; Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua com uma circulação pelas cidades de Curitiba/PR, Florianópolis/SC e Porto Alegre/RS; e uma circulação pelo Projeto Palco Giratório – SESC, por 41 cidades de 14 estados brasileiros.

 CAJAZEIRAS

 

  • 14 de Novembro: Oficina Improvisar é preciso – Construindo a cena com o Ser Tão

                           Apresentação de “Alegria de Náufragos”, 20h, no Centro Cultural Zé do Norte

 

A oficina irá expor a metodologia de trabalho do Ser Tão Teatro, possibilitando ao participante vivenciar jogos teatrais, improvisações, composição de cenas curtas, experimentação de objetos em cena, e princípios básicos da música para a cena.  É voltada para atores e não atores que desejam conhecer o processo criativo utilizado pelo Grupo. A faixa etária exigida é para maiores de 14 anos e um número de participantes de, no máximo, 25 pessoas.

SOBRE ASSESSORIA

ASSESSORIA

ESTE MATERIAL É PRODUZIDO E EDITADO PELAS RESPECTIVAS ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS, ÓRGÃOS PÚBLICOS OU GABINETES POLÍTICOS, SENDO DE SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *