Cajazeiras-PB, 17/10/2017

Festival Artístico Cultural Estudantil do IFPB Cajazeiras pretende resgatar raízes culturais e revelar talentos da região

The Clivis-site

A trajetória de efervescência cultural da cidade de Cajazeiras inspirou o professor de história, João Paulo Fernandes, a criar o I Festival Artístico cultural Estudantil do Campus. O evento acontece de 01 a 03 de dezembro, paralelamente à Semana de Ciência e Tecnologia e tem como objetivo proporcionar aos alunos do IFPB e de outras instituições da região, a oportunidade de mostrar suas habilidades ligadas a musica, dança, teatro, poesia, além de estimular a criação de espaços culturais.

“Os cidadãos cajazeirenses lembram-se dos bailes carnavalescos, das apresentações dos grupos da Associação de Teatro Amador de Cajazeiras (ATAC), das Semanas Universitárias, que ofereciam à cidade eventos culturais como palestras, seminários, exposições de artes, teatro, cinema, feira de artesanato e poesia. Além dos famosos Festivais da Canção do Sertão, que aconteciam anualmente e traziam compositores de todo o Nordeste. A pretensão do I Festival Artístico Cultural Estudantil é resgatar essas histórias e dar continuidade a essas atividades artísticas”, contou João.

O professor conta também que a possibilidade de implantar um curso de música no Campus também será tratada durante o FACE. “É pensamento do Instituto Federal de Cajazeiras amadurecer a proposta da implementação de um curso técnico de música, discussão essa que será tema de um debate aberto ao público durante o segundo dia do evento, com o tema: A arte, a cultura e a juventude: A implementação do curso de música no Instituto Federal de Cajazeiras: diálogos e perspectivas”.

Durante os três dias do evento haverá uma programação que contempla desde apresentações teatrais, oficinas musicais de guitarra e teclado, oficinas de dança e fotografia, minicursos, sessões de curta metragem, exposição de artes visuais e o Festival de Canção. Nesse festival os estudantes do IFPB e de outras instituições devem inscrever musicas autorais e inéditas que serão apresentadas na segunda e terça-feira (01 e 02 de dezembro). As duas vencedoras de cada dia disputarão a final no dia 03.

Clique aqui e baixe o formulário de inscrição. O documento deve ser enviado para o e-mail: festivalifpb@gmail.com

Ao fim de cada dia a programação será encerrada com a participação de alguns grupos musicais, como a banda AbradOs Zoio de João Pessoa, que fará a abertura do evento e a Banda de Rock The Clivis da cidade do Crato no Ceará, que trará um show cover do grupo Engenheiros do Hawaii.

*Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/ Campus Cajazeiras

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *