Cajazeiras-PB, 18/10/2017

Dom José González reúne comissões pastorais da Diocese de Cajazeiras

comissoes_800x442

Na manhã de terça-feira, 19, o bispo esteve em reunião ordinária com as comissões de pastorais da Diocese. Durante o ano, esta comissão, que traz representações das diversas pastorais, movimentos e serviços da Diocese, se reúne a cada três meses para refletirem juntos a caminhada e ganhar novo vigor.

O início da reunião se deu com a oração conduzida pelos seminaristas Nálison e Italo que nos ajudaram com o Oficio Divino. Em seguida, tendo sido feita a saudação aos presentes pelo Coordenador de Pastoral, Pe. Ernaldo José, a palavra foi cedida ao bispo que fez sua reflexão trazendo alguns pontos pertinentes, como a Semana de Unidade pelos Cristãos e alguns pensamentos do Papa Francisco. Dom José mencionou que recentemente um grupo de bispo em uma visita “ad limina” ao Santo Padre, Francisco disse que “Os leigos que possuem formação cristã autêntica não precisam de um ‘Bispo-piloto’, ou de um ‘monsenhor-piloto’ ou de um estímulo clerical para assumir suas tarefas em todos os níveis: político, social, econômico e legislativo! Eles precisam é de um Bispo-Pastor!”

Com isso Dom José completou que padres e bispos devem fazer o seu papel de pastor e cuidar do rebanho, não pilotando, manobrando ou dizendo o que os leigos terão que fazer. Em outra ocasião, Francisco também disse que o Pastor, algumas vezes deve segui na frente do povo, mostrando o caminho; algumas vezes no meio do povo, participando, ajudando, vivendo junto; e outras vezes atrás do povo, estimulando, conduzindo -, refletiu Dom José.

Dentre a pauta da reunião, foi feita de forma informal uma pequena avaliação do Congresso Missionário em Pombal. Em seguida algumas informações quanto ao encerramento do Centenário, a justificativa do motivo pelo qual não teremos o Núncio Apostólico presidindo a Eucaristia e que substituirá o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, OSB.

As pastorais fizeram suas comunicações e o bispo seguiu com suas informações começando com os resultados da 53ª Assembleia Geral dos Bispo reunidos em Aparecida, suas mensagens, trabalhos realizados, inclusive as novas Diretrizes Gerais de evangelização para 2015 a 2019, que já estão à venda nas edições CNBB;

Ainda, a titulo de leitura espiritual, o bispo recomendou a Bula de Proclamação do Ano Santo da Misericórdia, lendo um número a cada dia se possível e se prepara para sua abertura a 8 de dezembro de 2015.

Terminadas as comunicações e considerações, o Bispo encerrou a reunião com a oração mariana Rainha do Céu.

DIOCESE DE CAJAZEIRAS

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *