Diocese de Cajazeiras se prepara para o ano do centenário


centenario-da-diocese1

A Diocese de Cajazeiras já vive a expectativa do seu Centenário de criação, que acontece no próximo ano. A comunidade católica já vem sendo informada por meio de faixas e banners da importante data.

O bispo Dom José Gonzáles Alonso espera o envolvimento de todos nessas comemorações. A abertura da programação acontecerá no dia 08 de fevereiro do próximo ano, em frente a Catedral Nossa Senhora da Piedade, com a presença dos padres, autoridades, pastorais, voluntários, colaboradores e dos fiéis católicos.

O Papa São Pio X, pela Bula “Maius Catholicae Religionis Incrementam”, criou, no dia 06 de fevereiro de 1914, a Diocese de Cajazeiras, desmembrado-a da Diocese da Paraíba que, nessa mesma data, foi elevada à dignidade de Metrópole.

Considerando que a vasta extensão da Diocese da Paraíba dificultava o intercâmbio entre as Paróquias e a Sede Episcopal, cujas distâncias atingiam entre 400, 500 e 550 km e teriam de ser vencidas a pé ou a cavalo, o Senhor Arcebispo da Paraíba, autorizado pela Santa Sé, resolveu criar uma Diocese no sertão do Estado, a fim de viabilizar o zelo sacerdotal dos párocos, mediante a proximidade do seu Pastor Diocesano. O primeiro Bispo da Diocese de Cajazeiras foi Dom Moisés Coelho.

PROGRAMAÇÃO – A Diocese de Cajazeiras já definiu toda a programação que será cumprida no próximo ano para comemorar seus 100 anos de existência. A informação foi dada pelo vigário geral e pároco da Catedral Nossa Senhora da Piedade, padre Agripino Ferreira de Assis, adiantando, que muitas reuniões vêm acontecendo para definição de todos os detalhes dos eventos comemorativos.

A abertura oficial, segundo ele, está confirmada para o próximo dia 08 de fevereiro, oportunidade em que o bispo Dom José Gonzáles Alonso presidirá o grande momento inicial das comemorações. “Tudo está sendo preparado com muita dedicação para este grande acontecimento, que deverá envolver todas as paróquias da área de atuação da nossa Diocese”, comentou.

O padre Agripino revelou que está programado um período de três dias (05, 06 e 07), com celebrações em todas as paróquias, antecedendo à abertura oficial. Depois da grande festa de abertura, segundo informou, se iniciará a peregrinação da réplica da Imagem de Nossa Senhora da Piedade pelos seis zonais da Diocese, começando pela cidade de São João do Rio do Peixe.

Ele acrescentou que estão programados eventos nos 06 zonais: Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Sousa, Pombal, Catolé do Rocha e Itaporanga. Os eventos religiosos serão realizados durante todo o ano, e visam contemplar todas as paróquias dos 54 municípios da área de atuação da Diocese.

RÁDIO ALTO PIRANHAS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *