Cajazeiras-PB, 11/12/2017
HOME » POLÍTICA » Deputado Jeová Campos entrega relatório sobre a seca ao governador e ao ministro da Integração Nacional

Deputado Jeová Campos entrega relatório sobre a seca ao governador e ao ministro da Integração Nacional

Deputados integrantes da frente e prefeitos sendo recebidos pelo governador Ricardo Coutinho

O governador Ricardo Coutinho recebeu na Granja Santana, o relatório da Frente Parlamentar da Água sobre a situação da falta d’água na Paraíba, contendo as propostas com prioridades para ações que amenizem os efeitos da estiagem e denunciando a difícil situação, com possibilidade de colapso no abastecimento d’água de várias cidades e total falta de condições do pequeno produtor criar os animais e garantir o sustento da família. Nos últimos anos houve uma redução significativa no rebanho bovino do Estado e situação deve continuar.

Jeová esteve acompanhado de vários prefeitos que participaram de um encontro com os integrantes da frente quando expuseram suas dificuldades e a situação preocupante, principalmente a partir do próximo mês em seus municípios. Muitos municípios abastecendo comunidades com recursos próprios.

Da região, participaram o prefeito de Carrapateira, André Pedrosa; de Monte Horebe, Cláudia Dias e de Cajazeiras, Denise Albuquerque. O governador disse que, juntos, Governo do Estado, parlamentares e prefeitos precisam fazer pressão para que as obras hídricas que estão em andamento no Estado não sofram paralisações.

O deputado Jeová Campos afirmou que os municípios vivem uma situação crítica e de emergência, colapso ou racionamento por causa da falta de água. “O problema já atinge pelo menos 170 municípios da Paraíba, dos quais 48 estão absolutamente sem água. A situação em algumas cidades é de calamidade. Noutras, nem os carros-pipa estão suprindo as necessidades básicas do consumo humano”, ressaltou.

O governador Ricardo Coutinho participou terça-feira de uma audiência em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi que assegurou a liberação de R$ 18 milhões.

Desse total, R$ 9 milhões serão empregados em poços artesianos e adutoras de engate rápido. O restante vai garantir o atendimento emergencial por meio de carros-pipa e outras ações.

Brasília – Após encontros com representantes da ANA e com deputados e senadores, durante o dia, no início da note, a frente realizou a audiência mais esperada de sua agenda em Brasília, que foi com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi.

Os deputados além de entregar o relatório, expuseram a necessidade da liberação de recursos para a conclusão de obras importantes que estão em curso na Paraíba, a exemplo do canal Acauã/Araçagi, das obras da transposição e de outras ações como venda subsidiada de rações e milho, para o rebanho, poços artesianos, mais carros pipas, adutoras, etc.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS

SOBRE Gazeta do Alto Piranhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *