Cajazeiras-PB, 21/10/2017

Dados do SPC indicam queda nas vendas no comércio de Cajazeiras em 2013

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Um balanço feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cajazeiras pode indicar que o comércio da cidade tem sofrido quedas gradativas nas vendas, de Janeiro a Outubro deste ano.

Os comerciantes e lojistas não fornecem à CDL o número de vendas realizadas no mês ou no ano, mas os dados fornecidos pelo SPC Brasil (Sistema de Proteção ao Crédito) em relação a consultas de vendas dão uma perspectiva de aumento ou de queda.

As consultas ao SPC realizadas pelos comerciantes e lojistas, geralmente no ato da venda de um produto, não podem comprovar se houve a efetivação da venda. Mas, baseado no número de consultas de um mês em relação a outro, é possível supor o aumento ou a queda.

O balanço mostra que a quantidade de consultas feitas em 2013 (85.262) é maior que no ano de 2012 (67.822) entre os meses de Janeiro e Outubro. O aumento é de quase 26%. Porém, 2013 tem registrado quedas gradativas a cada mês.

Para se ter uma ideia, Janeiro foi o mês com o maior número de consultas (10.057). Mas, daí por diante o que se viu foram diminuições em relação a esse número e variações quase sempre na casa das 8 mil consultas, como mostra a tabela abaixo.

  • Fevereiro – 8.118
  • Abril – 8.366
  • Junho – 8.973
  • Agosto – 8.783
  • Setembro – 8.674
  • Outubro – 8.235

Os únicos meses que registraram número de consultas acima da casa das 8 mil foram Maio (9.398) e Julho (9.134). Já o mês de Março registrou o menor número (7.702). Na média, há uma queda de -5,35% de um mês para outro. O balanço mostra ainda que até Outubro houve 87.440 consultas, 10.835 inclusões e 9.302 exclusões do SPC.

A expectativa é de que os números voltem a crescer em Novembro e Dezembro por causa das festividades natalinas e de fim de ano, com auxílio de campanhas promovidas por entidades de classe.

O tradicional Natal de Prêmios da CDL de Cajazeiras, por exemplo, há muitos anos tem sido responsável por um ‘boom’ nas vendas neste período. A campanha premia clientes que compram em lojas credenciadas. Em contrapartida, as lojas aumentam suas vendas e reforçam sua divulgação.

Este ano a campanha trouxe de volta a parceria com o Governo do Estado, que estava suspensa há cerca de três anos. No convênio assinado pelo presidente da CDL de Cajazeiras, Severino Alves, e o secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, o Estado colabora financeiramente com a logística da campanha. Esta, por sua vez, impulsiona o comércio através da geração de emprego e renda, gerando maior arrecadação tributária.

Renato Feliciano destacou o trabalho do empresário Severino Alves à frente a CDL de Cajazeiras. “Severino é um dos presidentes de CDL’s que mais está em contato comigo, com nossa secretaria, demonstrando preocupação com a economia de Cajazeiras e consequentemente do Estado. Se não fosse a sua proatividade, certamente esse convênio não aconteceria novamente. Para mim, ele deve ser visto como um exemplo a ser seguido por outros empresários e líderes de entidades de classe“, disse o secretário.

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