Cajazeiras-PB, 20/10/2017

Conheça os ministérios da Renovação Carismática Católica de Cajazeiras

rcc-cajazeiras_800x600

A Renovação Carismática Católica da Diocese de Cajazeiras realizou um encontro de formação para os variados ministérios nos dias 26, 27 e 28 de setembro na cidade de Sousa-PB com o intuito de ter membros da RCC capacitados para exercer tais serviços, como exemplo o Ministério Para as Crianças, de Oração por Cura e Libertação, Famílias, Promoção Humana, Universidades Renovadas e a formação para coordenadores de grupo de oração. Conheça um pouco mais sobre estes ministérios.

Na formação do Ministério para as Crianças são trabalhadas diversas formas de como utilizar o Querigma para com as crianças, diversas formas de se pregar para tais, orações e cenáculos dinamizados em uma linguagem diferente. Aprende-se que tal ministério tem como objetivo formar novos servos, e encaixar cada criança em um determinado ministério de acordo com os dons que lhes são dados. “Trabalhar com as crianças é uma verdadeira evangelização para si mesma, pois sua pureza e simplicidade tocam nosso coração” afirmam as servas Fernanda e Regina, ambas presentes na formação.

No ministério de Oração por Cura e Libertação, a formação é baseada em como o ministeriado vai atender as pessoas nas sessões, podendo conduzi-la aos sacramentos como, por exemplo, o da comunhão e a confissão. Aprende-se a ter o discernimento de quando se deve orar na pessoa, e quando ela apresenta casos de opressão ou quando está havendo uma possessão, o ministério também trabalha na área da cura interior e em outras diversas áreas.

No ministério para as Famílias foi trabalhado como o grupo de oração precisa com urgência acompanhar as famílias que participam e também as que ainda não conhecem tal movimento. “Devemos levar as bençãos sobre as famílias através da família na qual temos como exemplo, que é a Sagrada Família, devemos com muita urgência consagrar nossa família a Virgem Maria com o auxilio do santo terço”, afirma Anithyane.

O ministério de Promoção Humana tem como missão despertar as sementes nos corações dos cristãos da consciência e da necessidade urgente de ver nos irmãos carentes e necessitados a presença viva de Deus. “Devemos trabalhar essa missão sempre espelhando-se em Jesus, não apenas como assistencialismo, mas deve-se adotar um caráter evangelizador”, afirma Acassio Dutra, atual coordenador do ministério e Presidente eleito da RCCPB a partir do dia 01 de janeiro de 2015.

O MUR (Ministério Universidades Renovadas) tem como intuito levar o carisma da RCC para as universidades, clamando o batismo do Espírito Santo na vida dos jovens, fazendo com que a boa nova de Cristo seja colocada de frente com a hostilidade do ceticismo, agnosticismo, e do ateísmo, afirma um ativo no MUR, Cleber.

Numas das maiores e importantes formações, como a de coordenação de grupo de oração, o coordenador aprende a viver em comunidade, a trabalhar o lado humano e espiritual das pessoas, aprende a ter a humildade de sempre quando necessário pedir ajuda aos irmãos quando houver dificuldades, e sempre ter a Virgem Maria como intercessora para que ao seu pedido Jesus venha nas horas difíceis. “Exercer uma coordenação de grupo é algo maravilhoso, nos sentimos úteis, temos dificuldades e sofrimentos, e muitos obstáculos, mas sempre contamos com a ajuda dos irmãos servos, sempre controlamos todas as situações difíceis e em todas essas questões sempre vem a vitoria”, compartilha o coordenador do Grupo de Oração Nossa Senhora de Fátima, José, mais conhecido como Seu José da Cruz.

RCC PB

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *