Conheça os ministérios da Renovação Carismática Católica de Cajazeiras

AM3 – 250×250

rcc-cajazeiras_800x600

A Renovação Carismática Católica da Diocese de Cajazeiras realizou um encontro de formação para os variados ministérios nos dias 26, 27 e 28 de setembro na cidade de Sousa-PB com o intuito de ter membros da RCC capacitados para exercer tais serviços, como exemplo o Ministério Para as Crianças, de Oração por Cura e Libertação, Famílias, Promoção Humana, Universidades Renovadas e a formação para coordenadores de grupo de oração. Conheça um pouco mais sobre estes ministérios.

Na formação do Ministério para as Crianças são trabalhadas diversas formas de como utilizar o Querigma para com as crianças, diversas formas de se pregar para tais, orações e cenáculos dinamizados em uma linguagem diferente. Aprende-se que tal ministério tem como objetivo formar novos servos, e encaixar cada criança em um determinado ministério de acordo com os dons que lhes são dados. “Trabalhar com as crianças é uma verdadeira evangelização para si mesma, pois sua pureza e simplicidade tocam nosso coração” afirmam as servas Fernanda e Regina, ambas presentes na formação.

No ministério de Oração por Cura e Libertação, a formação é baseada em como o ministeriado vai atender as pessoas nas sessões, podendo conduzi-la aos sacramentos como, por exemplo, o da comunhão e a confissão. Aprende-se a ter o discernimento de quando se deve orar na pessoa, e quando ela apresenta casos de opressão ou quando está havendo uma possessão, o ministério também trabalha na área da cura interior e em outras diversas áreas.

No ministério para as Famílias foi trabalhado como o grupo de oração precisa com urgência acompanhar as famílias que participam e também as que ainda não conhecem tal movimento. “Devemos levar as bençãos sobre as famílias através da família na qual temos como exemplo, que é a Sagrada Família, devemos com muita urgência consagrar nossa família a Virgem Maria com o auxilio do santo terço”, afirma Anithyane.

O ministério de Promoção Humana tem como missão despertar as sementes nos corações dos cristãos da consciência e da necessidade urgente de ver nos irmãos carentes e necessitados a presença viva de Deus. “Devemos trabalhar essa missão sempre espelhando-se em Jesus, não apenas como assistencialismo, mas deve-se adotar um caráter evangelizador”, afirma Acassio Dutra, atual coordenador do ministério e Presidente eleito da RCCPB a partir do dia 01 de janeiro de 2015.

O MUR (Ministério Universidades Renovadas) tem como intuito levar o carisma da RCC para as universidades, clamando o batismo do Espírito Santo na vida dos jovens, fazendo com que a boa nova de Cristo seja colocada de frente com a hostilidade do ceticismo, agnosticismo, e do ateísmo, afirma um ativo no MUR, Cleber.

Numas das maiores e importantes formações, como a de coordenação de grupo de oração, o coordenador aprende a viver em comunidade, a trabalhar o lado humano e espiritual das pessoas, aprende a ter a humildade de sempre quando necessário pedir ajuda aos irmãos quando houver dificuldades, e sempre ter a Virgem Maria como intercessora para que ao seu pedido Jesus venha nas horas difíceis. “Exercer uma coordenação de grupo é algo maravilhoso, nos sentimos úteis, temos dificuldades e sofrimentos, e muitos obstáculos, mas sempre contamos com a ajuda dos irmãos servos, sempre controlamos todas as situações difíceis e em todas essas questões sempre vem a vitoria”, compartilha o coordenador do Grupo de Oração Nossa Senhora de Fátima, José, mais conhecido como Seu José da Cruz.

RCC PB
ELIANE BANDEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.