Cajazeiras-PB, 18/11/2017
HOME » POLICIAL » Comissão de Desenvolvimento da ALPB realiza audiência em Cajazeiras para orientar produtores rurais sobre adesão ao CAR

Comissão de Desenvolvimento da ALPB realiza audiência em Cajazeiras para orientar produtores rurais sobre adesão ao CAR

A pauta da audiência era prestar esclarecimentos sobre o CAR

O fim do prazo de adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), que expira no dia 5 de maio, tem deixado aflitos muitos produtores que ainda enfrentam dificuldades técnicas para aderirem ao CAR. Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o índice de adesão ao CAR no NE, até agora, é de apenas 37,7%. Em todo o país, até janeiro, apenas 2,2 milhões de estabelecimentos, dos 5,1 milhões de propriedades rurais existentes, se cadastraram no CAR. E foi justamente para orientar melhor os produtores sertanejos de como proceder com esse cadastro e contribuir com essa adesão, que a Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB realizou, na manhã desta sexta-feira (26), em Cajazeiras, uma audiência pública para debater essa temática.

O encontro, coordenador pelo presidente da Comissão, deputado estadual, Jeová Campos, contou com a participação de produtores dos municípios de São José de Piranhas, São João do Rio do Peixe, Monte Horebe, Santa Helena, Triunfo, Cachoeira dos Índios, além de Cajazeiras. A participação do superintendente do IBAMA na PB, Anselmo Castilho, do comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Cunha,  do Gerente da EMATER Edílson Dias, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras, Rildo Soares contribuiu para o aprofundamento dos debates e esclarecimento das dúvidas dos produtores. Os vereadores cajazeirenses  Alysson Voz e Violão, Humberto Pessoa e Kleber Lima da cidade e Júlio Neto, da cidade de Santa Helena, também participaram da audiência, realizada na sede do Sindicato, localizado no Centro de Cajazeiras.

Como deliberação da audiência, ficou definido que a Fundação de Apoio Técnico do Instituto Federal de Educação em parceria com o IBAMA vai realizar, sem ônus, o cadastro de 1.500 produtores rurais da região. “A audiência foi uma oportunidade única para os trabalhadores rurais tirarem dúvidas sobre o Cadastro e saberem como proceder com a adesão ao CAR. Além disso, firmamos esse compromisso de realizar esses 1.500 cadastros, o que considero muito importante, visto que falta pouco mais de dois meses para o fim do prazo e grande parte dos produtores rurais da região ainda não fizeram o CAR e com esse contingente vamos contemplar muitos produtores da região”, destacou Jeová. O deputado permanece no sertão até a próxima segunda-feira (29), quando se integrará a Caravana dos Bispos da CNBB NE nas visitas às obras do projeto de Integração do Rio São Francisco ma PB, PE e CE.

NEWS COMUNICAÇÃO

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *