Centenário de Ivan Bichara

Em princípio, tenho que justificar junto aos meus leitores a pertinência da abordagem do assunto de que passo a tratar. Antes de obrigação, faço-o por devoção. Neste ano de 2018, estaremos a comemorar, a partir do mês de maio próximo, o centenário de nascimento de um ilustre filho de Cajazeiras, cuja dignidade e honradez são reconhecidas em nosso Estado e – por que não dizer? – em todo o Brasil.

Para os mais novos, informamos que Ivan Bichara Sobreira nasceu ali na Rua Sete de Setembro, que passou a denominar-se Avenida Presidente  João Pessoa, mudança ocorrida no ano de 1930, justamente em prédio fronteiriço com o antigo Edifício OK, local este onde funcionava o saudoso Cine Teatro Éden. Foi nessa avenida que funcionou o primeiro cinema falado da cidade, instalado pelo sírio-libanês João Bichara, pai do ex-Governador da Paraíba Ivan Bichara Sobreira, cujo ano do centenário de nascimento estaremos a comemorar a partir de 24 de maio, data esta do seu nascimento.

Diz-se que o “segredo é a alma do negócio”. Como não se trata de negócio, vou aqui me antecipando à divulgação de programa que está sendo elaborado e cujo início ocorrerá na data citada e estender-se-á ao longo deste ano. Para a divulgação do evento, este periódico – Gazeta do Alto Piranhas – estará empenhado em organizar, juntamente com uma Comissão Especial, presidida pelo Prof. Chagas Amaro, com assessoria do Secretário de Educação do Município, Ubiratan Assis, uma vasta programação que culminará com atividades culturais, sociais, políticas e religiosas, incluindo-se aí a implantação de um busto defronte do local que lhe serviu de berço.

Espera-se que a comunidade cajazeirense participe da divulgação deste evento, inclusive, se for o caso, oferecendo à Comissão sugestões visando ao brilhantismo das comemorações. A memória exige que reverenciemos os nossos filhos, mormente aqueles que se dedicaram, como foi o caso de Ivan Bichara, ao progresso do nosso Estado. Vamos em frente!