Cajazeiras-PB, 11/12/2017
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Carta aberta ao Senador Raimundo Lira

Caríssimo Senador Lira,

Com a homologação do nosso aeroporto outras obras e ações serão necessárias para que possamos ter o retorno das linhas aéreas comerciais.

Nestes primeiros dias de janeiro foi noticiado pela imprensa que três cidades, dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, ainda este ano passarão a ter vôos regulares e duas delas já com datas marcadas para iniciar operações.

O primeiro município é Cruz, no Ceará, onde está situado o Aeroporto Internacional de Jericoacoara, que já tem sua pista de pouso e decolagem concluída, onde foram investidos R$47,4 milhões, oferece 2,2 mil metros de extensão e capacidade para 1.200 vôos por ano.

A companhia aérea Azul já anunciou para o dia 7 de abril o inicio das operações de vôos com destino ao Recife e a expectativa é de ofertar quatro freqüências semanais com saídas do Recife em jatos Embraer 195, com 118 assentos.

Para o Oeste do Rio Grande do Note, em Mossoró, a Companhia aérea Azul anunciou para 12 de abril o início das operações de vôos para Recife. A Azul espera aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e informa que as tarifas e o início da venda de passagens serão divulgados somente depois da validação da operação pelo órgão regulador.

A aeronave responsável pelo trajeto será o moderno turboélice ATR 72-600, de 70 assentos. As viagens terão duração aproximada de uma hora e meia. Via terrestre, o trajeto entre o Recife e Mossoró pode levar até sete horas. A cidade será a segunda atendida pela Azul no Rio Grande do Norte: atualmente, a companhia opera também em Natal.

No estado de Pernambuco a cidade contemplada é Serra Talhada, região do Sertão do Pajeú, que a partir do segundo semestre já poderá receber os aviões da Azul Linhas Aéreas, com vôos conectados ao Recife. Novos investimentos serão feitos no valor de R$35 milhões, já assegurados.

Aí está meu caro senador Lira em plena execução o Programa de Aviação Regional que foi lançado em dezembro de 2012 com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes dos grandes centros, através da Secretaria de Aviação que está investindo cerca de R$ 7,3 bilhões na construção ou reforma de 270 aeroportos em todo o território nacional.

Sabemos senador Lira, que o senhor já esteve na época com o Ministro Padilha, para que Cajazeiras participasse deste programa e que teria ficado acertado esta inclusão, então é chegada a hora de tocarmos um pedaço destes R$7,3 bilhões para que seja investido no nosso aeroporto, para a exemplo dos municípios de Cruz, Mossoró e Serra Talhada, tenhamos também nossas linhas aéreas.

Sei que não é necessário, Caro Senador Lira, explicitarmos a importância do retorno de nossas linhas aéreas, porque ninguém melhor do que o caro amigo é sabedor e conhecedor profundo deste assunto, mas aqui reiteramos o nosso apelo para que o Senhor volte ao Ministério da Aeronáutica, para diante deste novo momento, com o aeroporto já homologado, com o balizamento noturno já em processo de execução nós possamos também ter os recursos necessários para junto a ANAC, voltarmos a nos conectar com o mundo através da aviação comercial.

Um fraternal abraço.

SOBRE JOSÉ ANTONIO DE ALBUQUERQUE

JOSÉ ANTONIO DE ALBUQUERQUE

Professor e historiador, fundador do jornal Gazeta do Alto Piranhas e diretor da Rádio Alto Piranhas.

4 COMENTÁRIOS

  1. Roberval Moreira

    José Antonio esta realmente certo, o nosso senador Raimundo Lira ele juntamente com o governador Ricardo Coutinho, tiveram fundamental importância na homologação deste aeroporto, a hora é esta para Cajazeiras ter realmente linhas aéreas regular e impulsionar de vez a economia do alto sertão.

  2. marcos andrade

    Senador Raimundo Lira, o futuro deste aeroporto esta em suas mãos e a do governador Ricardo Coutinho, o senhor mostrou um grande interesse de ver esse aeroporto homologado, então lutem para que o esse aeroporto passe a ter linhas aéreas regulares, ai sim o desenvolvimento econômico do nosso sertão estará seguro e o aeroporto será de grande importância para o nosso povo.

  3. Francisco de Oliveira

    Vamos torcer que as autoridades que podem fazer alguma coisa para realizar esse sonho de Cajazeiras sair do mapa de isolamento aéreo do Brasil tem a sensibilidade e agilidade de o mais rápido possível faça isto tudo sair do papel. falta muito para Cajazeiras ter o seu sonho concretizado vejamos porque: 1 o terminal de passageiros é muito pequeno tem capacidade no máximo 10 pessoas bem acomodada no seu interior tem aeronaves com capacidade ate 150 passageiros já pensou um desembarque dessa natureza ficariam 140 pessoas fora. resumindo tem que-se ampliar o terminal de embarque de Cajazeiras, 2 o balizamento noturno essa etapa o governo estado já esta providenciando, 3 torre de comando com equipamento de navegação. 3 posto de bombeiro 24 horas no aeroporto. 4. central de abastecimento de aeronaves. em fim falta alguns requisito que é de fundamental importância para esse aeroporto fazer sua funcionalidade e desenvolver o sertão da Paraíba. Só os políticos , como Raimundo Lira, Ricardo Coutinho e Deca do atacadão podem fazer isso se tornar realidade.

  4. Roberval Moreira

    Quando o governador liberar o inicio da implantação do balizamento noturno, seria bom se DER – Departamento de Estrada E Rodagens, realmente visse a consistência da pista se realmente suporta um pouso de uma aeronave de grande porte se não procurar corrigir e dai em diante fazer o balizamento. com a palavra o Governador Ricardo Coutinho que esta se mostrando um grande batalhador desta grande obra.

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