Cajazeiras-PB, 21/10/2017

Campus do IFPB em Cajazeiras sonha com a expansão

ifpb-hugo-eduardo_398x600

O sonho de expansão não faz parte apenas dos campi recém-criados pelo Instituto Federal da Paraíba. Pelo menos foi o que demonstrou o jovem diretor administrativo do Campus Cajazeiras Hugo Eduardo, durante a instalação da Reitoria Itinerante naquela unidade de ensino localizada no Sertão da Paraíba.

Eduardo integra a nova safra de gestores do Instituto Federal da Paraíba interessada em servir ao grande público paraibano com a oferta de cursos técnicos e tecnológicos de excelência. “Tenho que contribuir na construção de condições estruturais dignas para que os professores possam oferecer ensino de qualidade nas diversas áreas de atuação do Campus Cajazeiras”, disse o gestor ao insinuar que o momento de diálogo com o reitor e seus auxiliares é um encontro singular para concretização dos anseios institucionais.

Como gestor administrativo e financeiro, ele faz expectativa para o próximo ano estabelecendo dentre as prioridades da gestão, alguns cuidados vitais com a manutenção do atual Campus Cajazeiras e a expansão da unidade de ensino do IFPB que tem direção-geral de Lucrécia Petrucci.

O reitor Nicácio Lopes estimulou o diretor Hugo Eduardo a continuar trabalhando e zelando por sua pasta. “O reitor quer diálogo constante entre os campi e as pró-reitorias com o intuito de fazer o melhor pelos nossos alunos e servidores, para isso estamos otimista com o futuro do Campus Cajazeiras”, afirmou.

Com previsão orçamentária para 2015 de R$ 5,3 milhões, Eduardo garante que vai atender demandas apontadas pela comunidade acadêmica tais como a ampliação da biblioteca professor Ribamar da Silva, a reforma do Bloco IV, a construção de um laboratório na área de Engenharia Civil e atualização de outro na área de Matemática.

A comunidade acadêmica do Campus Cajazeiras é formada atualmente por 92 professores, mestres e doutores, 70 técnico-administrativos, 1.200 alunos matriculados nos 16 cursos técnicos, 4 superiores, além da Educação a Distância (EaD).

A direção administrativa do Campus Cajazeiras também tem visão de futuro. Sob a orientação da Pró-reitoria de Administração e Planejamento, Eduardo vai provocar o setor de engenharia visando murar o terreno onde será construído o bloco politécnico (área de engenharia) anunciado como uma das metas da gestão de Lucrécia Petrucci para os próximos dois anos.

Hugo Eduardo é um gestor focado em captação e aplicação de recursos orçamentários e extra-MEC. Para isso vem recebendo orientação da reitoria sobre as possíveis fontes de financiamento em Educação que podem render alternativa financeira ao Campus Cajazeiras.

“Essa Unidade de Ensino do Instituto Federal da Paraíba é um exemplo na aplicação de recursos. Cajazeiras foi o primeiro campus do IFPB a investir 100% do orçamento deste ano. Em termos proporcionais é a unidade de ensino que vem sendo reconhecida como forte investidora na assistência estudantil no âmbito do IFPB”, destacou o reitor Nicácio ao afirmar que só em 2014 foram gastos quase R$ 1,5 milhão em bolsas: alimentação, ajuda de custo, moradia, transporte e iniciação ao mundo do trabalho” .

·  Filipe Donner – Diretor de Comunicação Social

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *