Cajazeiras-PB, 24/11/2017
HOME » CAJAZEIRAS » Campus do IFPB em Cajazeiras oferece 140 vagas no Sisu

Campus do IFPB em Cajazeiras oferece 140 vagas no Sisu

IFCZ

Começam na próxima segunda-feira (08) até às 23h59 do dia 10, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, Sisu, para entrada em 2015.2, segundo período letivo. O Campus Cajazeiras está oferecendo um total de 140 vagas, sendo 30 para o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 30 para o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, 40 para o Bacharelado em Engenharia Civil e 40 para a Licenciatura em Matemática.

O momento de decidir que caminho seguir, que instituição escolher para estudar em um curso superior que será a base para um futuro profissional, é sempre difícil para os estudantes. Mas pesquisar e ouvir opiniões pode ajudar na escolha. Dois professores do Campus Cajazeiras, que já foram estudantes de cursos superiores da instituição, contaram um pouco da sua experiência e disseram porque quem fez o Enem em 2014 e vai se inscrever no do Sisu deve optar pelo IFPB.

Ricardo de Sousa Job é Mestre em Engenharia de Software pela Universidade Federal de Campina Grande e leciona no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e no Curso Técnico Integrado em Informática, do qual é coordenador. Ele já foi aluno tanto do curso técnico, quanto do superior dos quais hoje é professor e afirma com propriedade que a qualidade do ensino é um grande diferencial do IFPB/Campus Cajazeiras. “O estudante que optar pelo IFPB terá professores capacitados e um ambiente que favorece o aprendizado. Além do excelente quadro docente, temos modernos laboratórios, biblioteca com um acervo de qualidade e no geral uma infraestrutura de ponta. Falando em qualidade nosso curso de ADS é o segundo melhor do Brasil”.

Já o Professor Raphaell Maciel de Sousa, Doutor em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é professor do curso de Automação Industrial do Campus Cajazeiras, do qual já foi aluno. Antes, ele também cursou o técnico em eletromecânica no Campus e não apenas recomenda a opção de estudar no IFPB, como afirma que ter sido aluno do instituto mudou sua vida.

“Não aconteceu só comigo, mas com vários amigos meus, minha irmã, primos… foi aqui que encontramos as oportunidades. Eu nunca esqueci da primeira vez na vida que acessei a internet, quando fazia o ensino médio no instituto. Era um mundo novo se abrindo, assim como foi quando eu tive contato com a pesquisa e graças ao incentivo dos bons mestres que tive aqui, também resolvi ser professor e transformei a minha vida”, contou Raphaell, que hoje é um pesquisador de destaque no campo da robótica. Atualmente ele coordena o Grupo de Pesquisa em Controle Automação e Robótica –GPCAR, através do qual desenvolveu o robô “Calango” que ficou em segundo lugar em uma competição internacional nos Estados Unidos.

A seleção do Sisu se dá através da nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, sendo impedido de se inscrever aquele que tiver zerado a prova de redação. Essa entrada em 2015.2 no IFPB é apenas para os cursos presenciais. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 15 de junho, pelo mesmo site onde é feita a inscrição: http://sisu.mec.gov.br/.

Os convocados farão a matrícula nos dias 19, 22 e 23 de junho no respectivo campus para o qual se inscreveram. Quem deseja se inscrever na lista de espera para vagas ociosas têm de 19 a 26 de junho. A partir de 2 de julho, os nomes da lista de espera ficam disponíveis para as instituições fazerem as convocações em futuras chamadas.

O estudante do IFPB no Ensino Superior tem acesso a bolsas de pesquisa, de extensão, participação em programas especiais como o de Educação Tutorial ou de Iniciação a Docência. Pode concorrer a intercâmbios internacionais em programas como o Ciência Sem Fronteiras e a oportunidades de estágio. Para os comprovadamente carentes, há o programa de assistência estudantil, com auxílios transporte, moradia e alimentação.

*Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *