Cajazeiras-PB, 13/12/2017
HOME » ALMANAQUE » Cajazeiras Tênis Clube: 70 anos de história

Cajazeiras Tênis Clube: 70 anos de história

tênis clube ac2b

O mais antigo e tradicional clube social de Cajazeiras, o Cajazeiras Tênis Clube, completa 70 anos de história. Em 8 de maio de 1945, foi fundado o Clube 8 de Maio que, posteriormente, em fusão com o Ecelsior Clube, deu origem ao atual Cajazeiras Tênis Clube.

O clube é a própria história da origem de Cajazeiras. Foi no citado local, denominado de Sítio das Cajazeiras, que o casal Vital de Sousa Rolim e Ana Francisca de Albuquerque (Mãe Aninha), estabeleceram-se. A casa construída por Vital Rolim deu origem à povoação que começou a se formar em suas vizinhanças.

Nessa Casa da Fazenda, hoje, Cajazeiras Tênis Clube, o menino Inácio de Sousa Rolim viveu sua infância, saindo, depois, para a cidade do Crato, no Ceará, onde fez os estudos preparatórios para ingressar no Seminário de Olinda, Pernambuco.

Durante muitos anos, as árvores frondosas das cajazeiras foram as marcas históricas do local. O clube foi crescendo e se renovando. Recebeu muitas obras de reforma e ampliação, por parte de seus dirigentes. Uma das primeiras e mais profícuas administrações foi a do presidente Hildebrando Assis. Ele foi o principal responsável pela consolidação do clube como ponto de atração da sociedade cajazeirense.

Outros nomes de destaque do meio social, político e econômico de Cajazeiras passaram pela presidência do Cajazeiras Tênis Clube, entre eles, os juízes de Direito, Walter Sarmento de Sá e Rui Formiga Barros, que se tornaram desembargadores, além do saudoso comerciante João Batista Braga Barreto e do empresário Walter Cartaxo.

O Tênis Clube ganhou destaque, ao longo dos anos, pelos grandes carnavais que promovia. A sua promoção carnavalesca se constituiu, até o final da década de 80, no maior carnaval de clube do Alto Sertão Paraibano. Os bailes carnavalescos conseguiam atrair foliões de vários municípios sertanejos e de outras regiões da Paraíba. As festas das Semanas Universitárias e de final de ano, com grandes atrações artísticas, também conseguiam mexer com a juventude e a sociedade em geral.

Passados 70 anos de fundação e de grande contribuição à vida social da cidade, o Tênis Clube é um patrimônio da história de Cajazeiras. A beleza arquitetônica e o espaço que serviu de palco para os grandes acontecimentos sociais e culturais vão continuar sempre vivos na memória de todos.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

SOBRE Gazeta do Alto Piranhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *