Cajazeiras-PB, 11/12/2017
HOME » CAJAZEIRAS » Cajazeiras ganha Área de Convivência Frei Damião

Cajazeiras ganha Área de Convivência Frei Damião

praca frei damiao

Foi inaugurada quarta-feira (20), no Bairro Jardim Soledade, zona leste de Cajazeiras, uma importante Área de Convivência denominada de Frei Damião, numa justa homenagem ao saudoso religioso, que tanto pregou a palavra de Deus na região, deixando um exemplo de dedicação, fé e compromisso em servir.

A inauguração da obra foi marcada por uma Missa concelebrada por cinco religiosos: padres Josinaldo e Dalmi, (Paróquia da Sagrada Família) e Agripino Ferreira de Assis (vigário geral da Diocese), além de Frei Igor, Frei Francisco e Frei Jociel, membros da Congregação Capuchinho, da cidade de Recife. Frei Jociel é, inclusive, o responsável pelo processo de beatificação de Frei Damião.

A Área de Convivência foi construída pelo empresário Chico Gomes, responsável também pela iniciativa de expansão da área urbana de Cajazeiras, com a fundação do Bairro Jardim Soledade. “Foi a realização de um sonho. É uma homenagem a Frei Damião pelas bênçãos e por tudo que ele representa para nossa família”, disse o empresário.

Ele lembrou que o religioso foi seu hóspede durante as duas últimas visitas que fez a Cajazeiras, em 1993 e 1994. Na penúltima vez, segundo lembrou, Frei Damião esteve durante três dias em sua residência, e na última visita, passou 17 dias, criando, portanto, laços muito fortes de amizade e consideração com sua família.

Outro fato lembrado por Chico Gomes e sua família foi a comemoração dos 71 anos de sacerdócio de Frei Damião. Foi em 1994, exatamente, quando o Frei estava em sua residência, oportunidade em que houve uma celebração para registrar a data. Ele ainda lembrou que preserva com muito carinho uma cadeira usada por Frei Damião em suas confissões. Essa cadeira, inclusive, foi utilizada durante a celebração de inauguração da Área de Convivência.

“Durante essa convivência, Frei Damião não deixou nenhuma dúvida para nossa família da sua santidade, nos marcando muito com seu exemplo de humildade, fé e compromisso em servir a todos que buscavam sua palavra de apoio e conforto”, disse Sheila Gomes, filha do empresário.

A Área de Convivência Frei Damião se constitui num importante espaço para o encontro das famílias do Jardim Soledade e de toda a cidade. O local foi devidamente pensado e estruturado, com o objetivo de homenagear o religioso, bem como servir de espaço de encontro e reflexão de todos, principalmente dos devotos de Frei Damião.

A estátua é uma obra de arte, assinada pelo artista plástico Francisco Oliveira dos Santos, e foi colocada num morro, exatamente, para preservar esse local central do bairro. O projeto urbanístico teve a participação dos artistas João Braz e Tibério Almeida, além do agrônomo e paisagista Adalberto Nogueira, responsável pela jardinagem.

A família do empresário Chico Gomes ficou muito feliz com a concretização da obra, e fez questão de agradecer a todos que contribuíram direta ou indiretamente com a iniciativa, que mantém viva cada vez mais a lembrança de Frei Damião. “A comunidade nos apoiou muito nesse projeto e, certamente, vai colaborar também para sua preservação”, disse Sheila Gomes, lembrando que o ato de inauguração aconteceu neste mês de maio, porque Frei Damião era um devoto da Mãe Santíssima.

A inauguração em maio, segundo ela, foi também uma maneira de homenagear Frei Damião. Sheila Gomes manifestou seu profundo agradecimento à comunidade do Jardim Soledade e a todas as pessoas que se fizeram presentes ao ato inaugural, enaltecendo o trabalho do jovem Lucas Vialli Batista, da Paróquia da Sagrada Família, que organizou a Celebração e coordenou a parte de Cerimonial.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS

SOBRE Gazeta do Alto Piranhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *