Cajazeiras-PB, 20/10/2017

Cajazeiras continua campanha de vacinação contra poliomelite e sarampo

campanha-polio

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo continua em Cajazeiras. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município. A vacina anti-pólio está sendo aplicada em crianças de seis meses a cinco anos; já contra o sarampo, deverão ser imunizadas crianças entre um a cinco anos.

Reforçando o chamamento, a coordenadora municipal de imunização, Semiramys Rodrigues, alerta que a campanha vai até o dia 28 de Novembro, sendo que no dia 22, mais um dia D será realizado. O secretário Henry Witchael lembra aos responsáveis pelas crianças que levem o cartão de vacina para ser avaliado e colocado em dia, caso haja vacina atrasada.

Poliomielite e Sarampo – A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença causada pela infecção pelo poliovírus. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, através do contato com muco, catarro ou fezes infectadas.

Já o sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.

SECOM

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *