Cajazeiras-PB, 22/10/2017

Boqueirão de Piranhas perde 1,8 milhão de metros cúbicos de água em 2015

A barragem de Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas) perdeu este ano, do dia 1º de janeiro até ontem, 1 milhão 812 mil metros cúbicos de água.

O manancial iniciou o ano com 25 milhões 368 mil metros cúbicos de água e ontem, estava com 23 milhões 556 mil metros cúbicos, conforme dados da AESA (Agência Estadual de Águas). O consumo mensal da cidade de Cajazeiras é de 530 mil de metros cúbicos de água. Antes, era 600 mil, no entanto, a CAGEPA diminuiu, de forma preventiva a vazão.

O volume atual representa apenas 9,2% da capacidade da barragem que é de 255 milhões de metros cúbicos de água. O gerente da CAGEPA, Cleudismar Alexandre (Nenem) tem dito que o volume atual é suficiente para abastecer a cidade de Cajazeiras até o próximo ano, entretanto, o engenheiro Adalberto Nogueira vem afirmando que, levando-se em consideração o assoreamento, o açude só está com pouco mais de 16 milhões de metros cúbicos de água e que se não chover, nos próximos meses vai faltar oxigênio na água e provocar a mortandade de peixe.

Já em relação ao açude de Lagoa do Arroz, que pode acumular 80 milhões 220 mil 750 metros cúbicos de água, está com apenas 7 milhões 846 mil metros cúbicos de água, que representa 9,8% de sua capacidade.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS

SOBRE Gazeta do Alto Piranhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *