Cajazeiras-PB, 12/12/2017
HOME » CAJAZEIRAS » Boqueirão de Piranhas está com apenas 9,2% de sua capacidade

Boqueirão de Piranhas está com apenas 9,2% de sua capacidade

boq-seco2_800x600

O baixo volume dos principais açudes da região continua preocupando a população e as autoridades, além de órgãos responsáveis pelo gerenciamento da água que no momento vem sendo utilizada apenas para o abastecimento das cidades, em decorrência dos quatro anos de invernos irregulares, com chuvas abaixo da média, resultando na não reposição dos estoques de água.

Mesmo tendo sangrado dois anos consecutivos o açude de Lagoa do Arroz, que tem capacidade para armazenar 80 milhões 220 mil metros cúbicos de água, hoje está com uma quantidade muito pequena, apenas 6 milhões 594 mil metros cúbicos, que corresponde a 8,5%. Lagoa do Arroz abastece as cidades de Bom Jesus e Santa Helena. Suas águas também eram utilizadas para irrigação, principalmente de arroz e frutas.

O açude de Boqueirão, responsável pelo abastecimento d’água da cidade de Cajazeiras e que tem capacidade para 255 milhões de metros cúbicos está com 23 milhões 354 mil metros cúbicos, 9,2% da capacidade. A população vem enfrentando um forte racionamento, ficando sem água nos finais de semana. Nos demais dias, a água é distribuída para os bairros, em um sistema de manobras.

O açude de Capivara, que abastece várias cidades, incluindo Uiraúna, que também chegou a sangrar alguns anos atrás, tem capacidade para armazenas 37 milhões 549 mil metros cúbicos de água, está com 4 milhões 717   mil metros cúbicos de água.

A situação mais crítica é do açude de São Gonçalo, em Sousa, que tem capacidade para 44 milhões e 600 mil metros cúbicos de água está com apenas 3.409 mil metros cúbicos, que representa 7.6% de sua capacidade.

Na Paraíba, 39 açudes estão em situação crítica, isto é, menos de 5% de sua capacidade. Na região de Cajazeiras já entraram em colapso os sistemas de abastecimento de São João do Rio do Peixe, Triunfo, Monte Horebe e Carrapateira. A principal preocupação é em relação ao futuro, tendo em vista que as previsões para o inverno do próximo ano, não são animadoras, principalmente por conta da presença ainda do fenômeno “El niño” no Oceano Pacífico.

AÇUDES                                              m³ 

  • Engenheiro Ávidos…………………….23.354,453m³
  • Lagoa do Arroz………………………….  6.338,400m³
  • Capivara (Uiraúna)………………………4.717.527m³
  • Bartolomeu I (Bonito S Fé)…………17.570.556m³
  • São José I (SJ Piranhas)……………….. 1.281,188m³
GAZETA DO ALTO PIRANHAS

SOBRE Gazeta do Alto Piranhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *