Bom Jesus celebra os 90 anos de Zé Gonçalves


jose-goncalves-bom-jesus

A cidade de Bom Jesus comemorou, no último dia 27/09,  o aniversário de um grande líder, um nonagenário  que deu exemplo  de bom  administrador, conselheiro e acima de tudo grande mestre na política: Zé Gonçalves.

No dia 26 de Setembro do ano de 1923, nasce no município de Bom Jesus  José Gonçalves Moreira, filho de Antonio Gonçalves Moreira e Maria do Carmo Gonçalves. Quando menino  dedicou sua vida na agricultura ajudando o pai nas plantações, para adquirirem o sustento da família,  sua formação escolar foi a conclusão do antigo ginásio, hoje ensino fundamental.

Casou-se com Dona Bastinha Gonçalves , deste casamento tiveram dois  filhos Orlando Gonçalves de Lima, Bacharel em Direito, Maria do Carmo Gonçalves de Lima, Professora  e um adotivo  Silvan Teixeira.

Zé Gonçalves  fica viúvo de Dona Bastinha e tem sua segunda núpcia: casa-se com Ana Maria da Silva da  qual tem uma filha Ana Carla Gonçalves.

Sua vida profissional

  • 1947: José Gonçalves Moreira inicia sua carreira de Radialista na Difusora Rádio Cajazeiras onde apresentou  um programa musical com o nome de: “ A música que você pediu”, no horário de 16:00 às 18:00 horas,  um programa  voltado para a turma jovem.
  • 1948: foi funcionário dos Correios e Telégrafos da cidade de Cajazeiras;
  • 1955: foi  candidato a vereador na cidade de Cajazeiras   ficando na 1ª Suplência  chegando a assumir dois meses e foi destacado pela sua coragem e independência;
  • 1958: assume  a coletoria estadual da cidade de Bonito de Santa Fé
  • 1959: assume o cargo de escrivão e Coletor da cidade de Uirauna e é nomeado Delegado na Cidade de Cajazeiras;
  • 1960: assume o cargo de escrivão da Coletoria da cidade de Sousa;
  • 1964: foi escolhido Tesoureiro da Comissão do Centenário de Cajazeiras
  • 1962: assume a coletoria da cidade de Cajazeiras no cargo de Coletor;
  • 1972: assume a coletoria da cidade Sapé no cargo de Coletor
  • 1974: foi um dos fundadores da Loja Maçônica “ Barão do Rio Branco de Sapé”
  • 1977: afasta-se do cargo de coletor de Sapé e se candidato a prefeito na Cidade de Bom Jesus, tendo sido eleito já que foi candidato único tendo assumido de 1978 a 1983;
  • 1988: José Gonçalves é eleito Prefeito de Bom Jesus pela segunda vez ficando no cargo de 1989 a 2003.

 

O ex-prefeito José Gonçalves Moreira também exerceu várias funções sociais na cidade de Cajazeiras a exemplo de:

– Diretor Social e Secretário do Clube 1º de Maio

– Diretor de Esportes e Secretário do Cajazeiras Tênis  Clube;

– Diretor de Esportes do Tabajara Futebol Clube

– Diretor de Esportes do Atlético Cajazeirense de Desportos

– Presidente do Estudante  Atlético Clube

– Secretário e Venerável da Loja Maçônica Duque de Caxias

– Tesoureiro e Auxiliar do Círculo Operário de Cajazeiras

– Tesoureiro do Rotary Clube

– Secretário do Conselho e Presidente deliberativo da Associação dos Fiscais de Rendas e Agentes Fiscais do Estado da Paraiba – AFRAFEP, em João Pessoa.

– Chefe do Serviço de administração da Recebedoria de Rendas de João Pessoa.

Atualmente José Gonçalves Moreira é aposentado, e reside em Bom Jesus ao lado de sua esposa Ana Maria da Silva, onde tem se dedicado a família e ao lazer.

José Gonçalves ficou conhecido na política pela sua transparência e honestidade, durante suas gestões sempre prestou conta ao povo de Bom Jesus de cada centavo recebido e gasto na sua administração. Provou ser um grande líder, sempre buscou na política  amizades, e a prova maior que até hoje não tem nenhum  inimigo na cidade. Pois sempre tratou  a todos de forma amigável, mesmo tendo alguns conflitos em campanhas.

Em Bom Jesus ficou conhecido como um dos melhores prefeitos da cidade, uma obra importante da sua administração foi a construção do Ginásio de Esporte Francisco Sales Duarte na época construido com recursos próprios.

Nesta data importante, o ex – prefeito  José Gonçalves participa no período da tarde por voltas das  17:00 horas   de uma missa em ação de graças na Igreja do Sagrado Coração de Jesus  na cidade de Bom Jesus e às 19:00 horas um coquetel será servido aos familiares e amigos convidados no Bar do Odaí no Conjunto Maria Singular de Brito.

COM REPORTAGEM DE JOCERLAN GUEDES

Bom Jesus celebra os 90 anos de Zé Gonçalves

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *