Arcebispo da Paraíba reitera apoio à realização da Caravana do Eixo Norte da Transposição

3

“Água é vida e a Igreja sempre está do lado da vida, defendendo aquilo que é essencial para o bem estar das pessoas, para o desenvolvimento, para o crescimento do povo e sem água a gente sabe o que isso significa, então a Igreja apoia e pede, clama a todos que participe desta causa que é muito justa, necessária e urgente”. Essa afirmação do Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz foi feita na manhã desta sexta-feira (02), durante audiência com o deputado estadual Jeová Campos, e simboliza a participação da Igreja Católica na Caravana do Eixo Norte, que acontece nos dias 19 e 20 de junho. A ação tem o objetivo de chamar atenção para a importância da retomada das obras do Eixo Norte da Transposição, que estão paralisadas desde julho do ano passado.

Para Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, a ação deve ter o apoio da sociedade, porque é um movimento necessário e importante.  “A questão hídrica no Nordeste, no nosso semiárido é tão antiga e grave que a iniciativa da transposição do Rio São Francisco trouxe grande esperança para o povo nordestino e como o Eixo Norte foi paralisado é justo que haja uma mobilização das entidades, da sociedade, das igrejas, do povo de um modo geral para que essas obras sejam retomadas o quanto antes, já que a situação é muito grave”, destacou o Arcebispo.

A autoridade eclesiástica lembrou ainda que é justo que as pessoas se unam e cobrem a retomada dos trabalhos do Eixo Norte. “Assim como a água chegou em Campina Grande e em outras regiões da Paraíba, também é importante que ela chegue no alto sertão”, reiterou Dom Delson que, por questões de agenda, não vai poder participar da Caravana, mas, se comprometeu a conversar com bispos e autoridades eclesiásticas no sentido de apoiar o movimento que é apartidário.

“Essa Caravana transcende o plano político, é um movimento da sociedade civil organizada, das igrejas, do povo nordestino, que pretende chamar atenção para um problema gravíssimo que é a falta de água no sertão, cuja solução recai na conclusão das obras do Eixo Norte da transposição, que precisam ser retomadas urgentemente”, reiterou o deputado Jeová Campos que, em seguida, mostrou a Dom Delson o roteiro da Caravana. Ela começa no dia 19, em Terra Nova,  à noite, chega a Cajazeiras, onde será realizado um ato público, no dia seguinte vai para a cidade de Pau dos Ferros e termina em Caicó.

“A Igreja, que sempre esteve sensível às causas sociais e humanitárias, não poderia ficar de fora deste movimento que clama por vida, já que sem água nada é possível”, disse Jeová em agradecimento à acolhida do arcebispo paraibano à iniciativa. “O apoio da maior autoridade católica do estado nos dá um ânimo especial e reforça a importância do movimento que será um grito de socorro e atenção para esse grave problema da seca e falta de água”, afirma Jeová que, na próxima segunda-feira (05) se reúne com bispo de Cajazeiras, Dom Francisco Sales, na residência do religioso, às 10h, para tratar da mesma pauta.

NEWS COMUNICAÇÃO

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.