Cajazeiras-PB, 11/12/2017
HOME » REGIONAL » Andanças pelo Sertão de Cajazeiras

Andanças pelo Sertão de Cajazeiras

A assessoria da prefeitura de São João do Rio do Peixe usou as redes sociais e aplicativos de mensagens esta semana para divulgar uma nota cancelando as festividades alusivas ao Dia da Cidade, que é comemorado em 8 de outubro. O município comemora 136 anos de emancipação política, e segundo a nota divulgada pela assessoria, nem o desfile cívico será realizado este ano. O desfile foi cancelado e a festa em praça pública realizada desde o primeiro ano da gestão de Airton Pires (PP), em 2017 foi quebrada a tradição. Na nota assinada pela secretária de Educação, Maria de Fátima e pelo prefeito, a administração alega crise financeira e queda nos repasses do Fundo de participação dos municípios.

A Prefeitura de Bonito de Santa Fé, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, lançou na quarta-feira (20), no Centro Social Urbano, o Programa Criança Feliz que visa o apoio e acompanhamento do desenvolvimento físico, mental, emocional e social na primeira infância, valorizando as interações familiares através de brincadeiras e atividades comunicativas.

A agricultora Maria Cândida, do Sítio Pedra Preta, município de Cachoeira dos Índios, denunciou que a comunidade está padecendo por falta de água desde o ano de 2014. A denúncia de falta de água na comunidade foi registrada também no Ministério Público, em Cajazeiras. De acordo com a agricultora, durante a administração do ex-prefeito Francisco Ricarte (Bodim-DEM) foi ‘negociado’ o abastecimento de água com um particular, e contava com a contra partida de R$ 10 por parte dos usuários, mas quando o atual prefeito, o jovem socialista Alan Seixas assumiu a prefeitura, a água deixou de ser fornecida para a comunidade. Maria Cândido revelou que o prefeito prometeu perfurar um poço para abastecer a população de Pedra Preta, porém, ao procurá-lo para cumprir a promessa de campanha não o encontra mais. “A casa dele está com as portas fechadas, na prefeitura não o encontro”, relatou a mulher.

A pouca água do açude Bartolomeu, em Bonito de Santa Fé, preocupa os moradores. A escassez de água na cidade perdura há algum tempo e, a cada dia se nota a tristeza do povo com a quase certeza de mais um colapso. Nesta sexta-feira (29), muitos moradores reclamaram nas redes sociais a falta de conscientização de algumas pessoas que pouco se preocupam com a situação. As reclamações vieram através de indignação de pessoas que fotografaram um carro pipa transportando água do açude de Bartolomeu para aguar um parque de vaquejada no sítio, Alegre, zona rural de Bonito de Santa Fé. Moradores pedem a intervenção das autoridades para o caso.

A Câmara de Carrapateira cobrou da prefeita Marineide a solução para os problemas de abastecimento de água do Distrito de Bonfim dos Pedrosa. Segundo o vereador, Citônio, não se pode deixar padecer à mingua uma comunidade que possui um Sistema de Abastecimento de água novo e executado com Recursos Federais só por falta da instalação de registro de manobra, bem como estranha os problemas encontrados, visto que quando da entrega do sistema aquela comunidade deixou de passar problemas e hoje, com a nova gestão, são constantes as reclamações.

O Núcleo Espírita Vinha de Luz, localizado em Uiraúna, está comemorando o seu 29º aniversário de fundação com uma programação especial. Será realizada a II Semana Municipal de Espiritismo como o tema central deste ano “Construindo a Paz”, o evento terá início no dia 01 outubro e se estende até o dia 07 do corrente mês, seguindo uma vasta programação. Trata-se de realização das instituições espíritas da cidade: Núcleo Espirita Vinha de Luz e Centro Espírita União (CEU). O objetivo da Semana Espírita é divulgar a Doutrina em toda a cidade, com programação extensa, contando com divulgação em rádio, palestras em locais públicos, feira de livros, caminhada da paz e encontros nas casas espíritas.

Dentro da programação de 132 anos do município de São José de Piranhas, a prefeitura realizou novamente a famosa Micaranhas, considerada um dos maiores carnavais fora de época do interior do Nordeste. A festa começou na sexta-feira (22) e terminou nesta segunda (25), sempre reunindo uma multidão na Avenida Centenária.

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *