Cajazeiras-PB, 20/10/2017

Alunos do IFPB Cajazeiras são destaque na Expotec

ifpb-Expotec-site

Dezenas de alunos do Campus Cajazeiras participaram da Exposição de Tecnologias de Informação e Comunicação (Expotec), que ocorreu de 27 a 30 de maio, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. Entre eles, destacaram-se a aluna Priscila Gouveia, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que juntamente com Antonio Dutra, José Ronaldo e Izabel Oliveira do curso de Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa, desenvolveu o jogo “Marathona”, o qual venceu o Game JAM, maratona de desenvolvimento de jogos; e o GPCAR – Grupo De Pesquisa em Controle Automação e Robótica, formado pelos alunos  Josielho Carneiro, Guilherme Nazário, Natanael Queiroz, Diego Ramos e o professor  Raphaell Maciel, que ficou em terceiro lugar na competição de robótica Expobot.

Priscila contou que vencer a Game JAM foi um grande desafio para a equipe “Protopype”, já que eles tinham pouco conhecimento sobre o Unity, programa utilizado para o desenvolvimento do jogo. “Nós tivemos que definir a ideia, aprender como fazer e criar a arte das telas, cenários, personagens, tudo em 48 horas. A experiência foi fantástica e ainda conseguimos uma licença profissional da Unity 3D no valor de 1. 500 dólares”. O jogo Marathona será divulgado pela ABRAGAMES – Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais – em breve estará disponível para download no site www.expotec.org.br.

Já na robótica o “Calango”, robô desenvolvido por alunos de Automação Industrial, que ficou em segundo lugar na Mercury Remote Robot Challenge, promovida pela Universidade do Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, brilhou mais uma vez e conquistou o terceiro lugar disputando várias modalidades na Expobot. “Cada equipe tinha um robô para jogar futebol, outro para vôlei, corrida, resgate de vítimas… nós tínhamos só o Calango, que participou de todas as modalidades, foi um guerreiro, e fez bonito lá”, contou o professor Raphaell Maciel.

Outros alunos ainda participaram d 2ª Maratona POP – Projeto Olímpico de programação do IFPB, com apoio do CNPq. Essa competição teve o objetivo de agregar ao currículo técnico as habilidades básicas e avançadas de programação (desenvolvimento de software), através de treinamentos, no aprendizado de resolução de problemas envolvendo algoritmos.

Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *