Cajazeiras-PB, 20/10/2017

Aluno e professor do IFPB Cajazeiras participam da XI Jornada Espacial Brasileira

ifpb-jornada-espacial-nov2014_626x480

O aluno Geovany Ferreira Barrozo, do 4º ano do Curso Técnico em Edificações e o professor de Física José Pereira da Silva, do Campus Cajazeiras, irão participar da XI Jornada Espacial Brasileira. O evento é realizado anualmente pela Agência Espacial Brasileira, através do Programa AEB na Escola, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte.

A jornada acontece no período de 16 a 21 de novembro em São José dos Campos/SP e de 7 a 12 de dezembro na cidade de Natal/RN. O público-alvo são os alunos que obtiveram melhores resultados nas questões de astronáutica na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA!). Tais alunos são convidados a participarem, juntamente com seus professores, de uma semana de atividades voltadas para a temática das ciências espaciais.

Geovany obteve medalha de prata na OBA! Graças ao bom desempenho, ele terá oportunidade de participar da jornada. Na verdade, o estudante coleciona medalhas em competições como esta. (Clique aqui e acesse a reportagem anterior). “Eu estou muito feliz em poder participar da Jornada, adquirir experiência, ampliar meus conhecimentos na área de astronáutica e astronomia e espero que com o que eu aprender lá, possa contribuir para os eventos aqui do IF”, contou.

O principal objetivo da Jornada Espacial é despertar o interesse dos jovens pelas ciências e contribuir para a revelação de novos talentos para a área. O professor Pereira acredita que a participação de um aluno do instituto no evento deve atrair o interesse de vários colegas. “Nós traremos de lá muitas novidades no campo da astronáutica e esperamos com isso fazer com que outros alunos se interessem pela área”, afirmou.

Os participantes da Jornada terão a oportunidade de conhecer as atividades espaciais nacionais por meio de palestras, oficinas e visitas às instalações do DCTA e Inpe, em São José dos Campos/SP, ou do CLBI, em Natal/RN. Entre as palestras, destacam-se a do astronauta brasileiro Marcos Pontes e as de especialistas do Inpe, ITA, e AEB, entre outros. Nas palestras serão abordadas as temáticas relativas à astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações. Quanto às oficinas, destacam-se as de astronomia, interpretação de imagens de satélites e a construção e lançamento de foguetes produzidos com garrafas PET.

IFPB

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *