Rua Coronel Guimarães

Na primitiva fase da urbanização de Cajazeiras, essa artéria era conhecida como Rua da Boa Vista. Em 1890, contava ela com quatorze casas. Teve, por muito tempo, a denominação popular de Rua da Tamarina, numa alusão a uma tamarineira, ali existente. Atualmente, tem a denominação de Rua Coronel Guimarães e se estende da Rua Padre José Tomaz até o Açude Grande.

O Coronel José Ferreira da Silva Guimarães, conhecido em seu tempo como Cazuza Guimarães, era português, natural do Porto. Chegou ao Brasil com quatorze anos de idade. Fixou-se no sertão paraibano, casando-se em Santa Fé, no município de São José de Piranhas. Dali se transferiu para Cajazeiras, onde desenvolveu atividades comerciais e logrou destacar-se como uma das figuras mais atuantes da cidade.

Foi Presidente do Conselho Municipal, Intendente e Sub-Prefeito. Participou com desassombro das lutas que resultaram no extermínio do grupo dos Viriatos, conhecidos malfeitores que malsinavam as populações do sertão paraibano. Faleceu em Cajazeiras, a 9 de abril de 1924. Era avô do médico Octacílio Guimarães Jurema, uma das maiores lideranças políticas do município, ao longo do tempo.

DO LIVRO ‘RUAS DE CAJAZEIRAS’ DE DEUSDEDIT LEITÃO